O londrinense Val de Mello, 46 anos, não é mais o técnico do Iraty. Alegando desgaste depois de 19 meses à frente do Azulão paranaense, o treinador decidiu que era o momento de procurar novos desafios. Foram 84 partidas 42 vitórias, 22 empates e 20 derrotas e o título do Campeonato Paranaense de 2002. Com Mello, o time conquistou ainda uma vaga na Copa Sul-Minas do ano passado e sagrou-se campeão do Torneio de Verão de Paranaguá.
O Iraty passa atualmente por uma fase de renovação. Mais de dez jogadores do elenco titular foram negociados, abrindo espaço para atletas formados nas categorias de base do clube. Destaques como o atacante Creedence, o lateral-direito Jamur, o meia Alex Leite e o atacante Adriano jogam agora em clubes mais tradicionais do País.
Segundo o treinador, a política de renovação não vinha sendo aplicada como deveria. A cobrança por resultados ''era excessiva''. ''Houve uma renovação muito grande, nove jogadores dos juniores subiram para o profissional. A cobrança estava muito dura... Seria preciso um tempo de adaptação para o time ganhar maturidade'', alegou.
A decisão foi tomada em conjunto com a diretoria do clube após a derrota (3 a 0) para o União Bandeirante, no último domingo, em partida válida pela Seletiva paranaense da Série C do Campeonato Brasileiro. ''Eu conversei com o presidente (Sérgio Malucelli) e decidimos que era melhor rescindir o contrato. Acho que foi o momento certo de sair antes que a coisa ficasse pior'', afirmou. O treinador disse que analisa propostas de clubes para trabalhar no interior paulista.