Barueri - Nem Ronaldo se salvou no jogo de quarta-feira. Ídolo da torcida do Corinthians, que vai à loucura toda vez que seu nome é cantado pelos alto-falantes antes de um jogo, ele foi xingado e vaiado após a derrota para o Paulista em Barueri. Alguns batiam no braço, pedindo raça. Outro gritou que ele é ''gordo e caneleiro'' e que não pode perder gols como os que desperdiçou neste jogo. Crítica inédita desde dezembro de 2008, quando o astro chegou ao clube.
Ronaldo não se abalou. Em atitude rara, concedeu praticamente uma entrevista coletiva na beira do gramado, quando normalmente não gosta de falar, porque é quase esmagado pelas dezenas de jornalistas e seus microfones. Mas não afinou. Chamou a responsabilidade e cravou: que o critiquem, o pressionem, mas poupem os garotos.
''Tenho as costas largas boa para bater. Não batam nos meninos. Eu sou forte, fui criado assim, vou absorver com tranquilidade. Mas talvez eles, meninos de 20 anos, não consigam absorver. E isso pode prejudicar a carreira de um garoto'', disse Ronaldo.
Ronaldo acatou as vaias. E concordou com a manifestação, que foi forte ao final da partida. O estádio não estava cheio, com pouco mais de seis mil pessoas. ''Diante de tantos erros, a torcida não perdoa. Temos que levantar a cabeça, assumir os erros todos nós. Ninguém erra sozinho ou acerta sozinho. Temos que dar as mãos e seguir em frente'', disse o atacante.
Ronaldo classificou de infantis seus erros nesta quarta-feira. ''Errei todos os controles de bola que costumo acertar e me dão condição de girar e chutar para o gol. A gente dá a cara para bater sempre, mas tenho que proteger os garotos. O clube oferece muito para a gente e temos que fazer tudo para ter tranquilidade'', avisou.
Ele também negou qualquer problema de relacionamento com algum companheiro, principalmente Iarley. ''Isso (problema de relacionamento) é vocês da imprensa que inventam. Não tem nada perdido ainda também. Acho que dá para classificar. Eu não iria falar depois desse jogo, porque achei que iríamos ganhar. Mas, como perdemos, dei a cara para bater'', explicou.
''O resultado foi péssimo. Era o momento de fazer um resultado positivo. Perdemos hoje muitas oportunidades, erramos na penúltima bola'', reconheceu o técnico do Corinthians. ''A derrota não poderia ter acontecido.''

mockup