São Paulo - Uruguai e Argentina, países que fizeram a primeira final da história das Copas do Mundo, podem apresentar candidatura conjunta para receber o Mundial de 2030, que marcará o centenário da mais importante competição do futebol.
O presidente da Junta Departamental de Montevidéu, Gabriel Weiss, disse ontem que apóia a idéia de realizar o torneio em conjunto com os vizinhos. ''A cidade e o país têm de ser protagonistas no ano do centenário. Os olhos do mundo têm de estar todos aqui'', afirmou.
Em 2005, quando o primeiro Mundial completou 75 anos, Joseph Blatter, presidente da Fifa, falou sobre a possibilidade. ''O presidente Tabaré Vázquez (Uruguai) me falou que tem esse sonho. Mas depois do sonho pode vir uma visão, que pode transformar-se em iniciativa, e depois em um projeto'', disse o suíço.
Os uruguaios afirmam já terem entrado em contato com autoridades argentinas para realizar o Mundial em conjunto. A parceria seria histórica porque as seleções dos dois países foram as finalistas do primeiro Mundial - os uruguaios venceram por 4 a 2, no estádio Centenário, em Montevidéu.
Até hoje, apenas um Mundial foi dividido entre dois países. Em 2002, Japão e Coréia do Sul receberam a 17 edição da Copa do Mundo, a primeira realizada na Ásia. O Brasil, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, foi campeão.

mockup