Uruguai '100%' enfrenta a motivada equipe chilena
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2000
Fernando Tupan e
Janaina Tupan Frare
De Londrina
O Uruguai abre o quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico, hoje, às 19h30, no Estádio do Café, em Londrina, contra o Chile. O técnico Victor Púa faz mistério para escalar os onze titulares. A equipe só será anunciada minutos antes do início da partida.
A dúvida de Púa surgiu depois da excelente atuação dos reservas no jogo contra a Argentina, em Cascavel, no sábado passado. Lembo substituiu o capitão Rivas e se saiu bem. O lateral-esquerdo Pellegrin surpreendeu, mostrando segurança e visão. Mas a melhor surpresa foi o atacante Olivera, que parece ter reencontrado o futebol que o levou a ser considerado o melhor jogador do Mundial Sub-20 da Malásia.
Com 100% de aproveitamento na primeira fase (2 a 0 no Peru; 2 a 1 Bolívia; 3 a 1, no Paraguai; e 2 a 1 na Argentina) a Celeste atravessa uma fase de mar de rosas. A confiança está estampada no rosto de todos, da Comissão Técnica aos jogadores. Eles sabem que a vaga para as Olimpíadas de Sydney depende apenas da atuação do time durante 270 minutos, ou três jogos.
Para se garantir no torneio, que começa em setembro, na Austrália, os uruguaios calculam bastar duas vitórias e um empate. Vencer o Chile é uma questão de honra e de suma importância. Um empate deixaria a Celeste numa situação delicada, em confronto direto com Brasil e Argentina.
Púa procura amenizar o favoritismo. Não pensamos que somos os melhores do torneio, apesar dos 12 pontos na primeira fase. Apenas nos classificamos em primeiro. A partir de hoje todos as equipes iniciam da estaca zero. O importante é manter a humildade.
Descontraído, o zagueiro Lembo, improvisado na lateral-direita, continua fazendo previsões otimistas e buscando atrair a simpatia da torcida londrinense. Brasil e Uruguai decidirão o título no domingo. Hoje o Brasil vence a Argentina e nós, o Chile. Na segunda rodada, derrotamos novamente a Argentina e o Brasil, o Chile. No domingo, empatamos por 2 a 2.
A maior preocupação do selecionado uruguaio é com a possível simpatia da torcida brasileira para com os chilenos. A torcida é fundamental para uma equipe. Se os brasileiros escolherem o Chile para torcer o nosso trabalho poderá ser dificultado. A fase de agora será mais dura. Teremos que nos concentrar ainda mais para superar o problema.
Chile O Chile descartando a hipótese de ser zebra. O time, que até domingo antes da goleada brasileira sobre a Colômbia estava de malas prontas para voltar ao Chile, hoje tem um discurso bem diferente: Estão falando que o Chile é o patinho feio do Pré-Olímpico, mas eu insisto em dizer que todos ficarão surpresos no final, disse o técnico Hector Pinto.
Segundo o treinador chileno, a sua equipe está muito motivada e vai entrar em campo contra os próximos adversários para ganhar. Mas, apesar de toda a confiança, o Chile entra em campo com três desfalques. Pinto definiu a equipe após o treino de ontem à noite. No lugar do atacante Manuel Neira, 22 anos, entra Julio Gutierrez, 20. E no lugar do zagueiro Rodrigo Melendez, 22, entra o volante Rodrigo Nuñes, 22. Os dois jogadores chilenos fizeram uma ressonância magnética na manhã de ontem e foi constatada uma lesão no joelho de ambos.
FICHA TÉCNICA
ESTÁDIO: Café, em Londrina
HORÁRIO: 19h30
ÁRBITRO: Daniel Giménez (Argentina)
URUGUAI
Camisa: AZUL CELESTE
Calções: PRETOS
Meias: PRETAS
1-Carini
14- Lembo
15- Sorondo
3- Rivas
6- Pellegrin
5- Garcia
16- Pouso
7- Callejas
8- Coelho
10- Olivera
9- Franco
TÉCNICO: Victor Púa
COMO JOGA: A eficiência do setor defensivo e a solidez do meio-campo são as principais características do Uruguai. No ataque, o técnico Púa aposta suas fichas nos habilidosos Olivera e Franco.
CHILE
Camisa: VERMELHA
Calção: AZUL
Meias: VERMELHAS
1- Di Gregorio
19- Olarra
3- Maldonado
7-Contreras
2- Alvarez
17- Ormazábal
15- Meléndez
8- Pizarro
6- Tello
9-Tapia
11- Navia
TÉCNICO: Héctor Pinto
COMO JOGA: O Chile prefere jogar no sistema 3-5-2. A marcação no meio-de-campo é o destaque do time. A esperança de gols está na dupla Pizarro e Tapia, que joga no futebol italiano.