A Unopar/Londrina derrotou a Aeso, de Olinda (PE), por 23 a 22, na tarde de sábado, e conquistou o título do torneio masculino de handebol das Olimpíadas Universitárias 2012, em jogo disputado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.
Esse foi o terceiro título da Unopar nas últimas quatro edições das Olimpíadas Universitárias. Campeões em 2009 e 2010, a equipe ficou na quarta colocação na competição do ano passado, mas voltou a subir no alto do pódio após uma final de tirar o fôlego.
Na busca por um título inédito, o time da histórica Olinda abriu vantagem de quatro gols (7 a 3) no começo do jogo e se manteve à frente do placar até os 20 minutos do segundo tempo, quando o armador direito Ciborg, virou para 18 a 17. O jogo então pegou fogo, os nervos estavam à flor da pele, e a experiência do time paranaense prevaleceu.
''Nosso time jogou no limite'', disse o armador esquerdo Diogo Henrique Souza, o Boi. ''A gente tinha apenas dois jogadores no banco de reservas e nos superamos. Foi a vitória do sobrenatural'', disse Boi.
O pivô André, de 21 anos, concorda com o companheiro de equipe. ''Jogamos com uma equipe reduzida e tivemos que nos desdobrar em quadra. O que fez a diferença foi o esforço'', disse André, que marcou o gol mais importante da partida, quando faltava um minuto para o fim do jogo. Após o apito final, Ciborg explicou a jogada. ''Era para o Boi vir de surpresa e arremessar, mas ele ficou preso na marcação e o André sobrou livre, cara a cara com o goleiro'', lembrou.(R.S.)

mockup