A Unopar/Londrina/Grêmio/Sercomtel inicia hoje a caminhada em busca de seu 12º título da Taça Paraná de Futsal Feminino da categoria adulto. O primeiro jogo será às 19h30, contra a Madeireira Marumbi, de Cornélio Procópio, no Ginásio de Esportes da Unopar. A equipe londrinense é considerada a principal favorita para conquistar o título, já que as atletas são as mesmas que disputam a Liga Futsal Feminina. O título é importante para garantir a vaga do time na Taça Brasil de 2007.
A 15 edição da Taça Paraná terá a participação de 10 times, que foram divididos em três grupos. No Grupo C, além de Unopar e Madeireira Morumbi, está o time do Floresta Clube, de Foz do Iguaçu. O Grupo A, que será disputado em Curitiba, é composto por Coritiba/Dom Bosco, Guarapuava, Pato Branco e São Miguel do Iguaçu. O Grupo B terá o Maringá Seleto, outro que disputa a Liga Futsal e jogará em casa, além de Paranavaí e Cianorte. Os dois melhores de cada grupo, mais dois por índice técnico, passam para a segunda fase.
Mesmo com o time mais forte e com 11 títulos da competição, a técnica Vanda Sanches, da Unopar, prefere demonstrar cautela. Ela acredita que os times de Maringá e Curitiba também são favoritos. ''Não temos a obrigação de sermos campeãs. Estamos entre os três favoritos e temos que fazer valer esse favoritismo'', comentou.
Nessa primeira fase, Vanda não contará com três jogadoras que estarão disputando a Olimpíada Universitária, em Brasília. São elas a goleira Bianca, a fixo Ana Cláudia e a pivô Camila. A técnica lamenta as ausências da goleira e da fixo. ''A Bianca entra para defender os tiros livres e a Ana Cláudia é que cobra as faltas a nosso favor. Mas temos um grupo qualificado que poderá superar essas ausências'', afirmou.
Em compensação, a Unopar contará com a estréia da pivô Dayane, que chegou essa semana e já treinou com o grupo. ''Vim jogar a Taça Paraná e a Liga Futsal pela Unopar porque quero ser campeã. Já cansei de perder para elas'', brincou a pivô, que atuava pelo Dom Bosco, de Curitiba.
Recordista - Quem está muito motivada para o início da Taça Paraná é a fixo/ala Jayne, que já conquistou 12 títulos da competição. Antes de atuar pelo time londrinense, ela foi campeã por Sarandi. ''Estou muito motivada para disputar mais uma Taça Paraná. Quero ser campeã para ter o direito de disputar mais uma edição da Taça Brasil no ano que vem'', comentou.
Jayne não acredita que a Unopar terá dificuldades para se classificar nessa primeira fase. Depois de enfrentar o time de Cornélio Procópio, a equipe londrinense jogará contra o Floresta, provavelmente no domingo. ''Por nossa condição física e técnica, acredito que não teremos muitos problemas'', sintetizou.
A experiente jogadora, que também atua como técnica das equipes de base da Unopar, aprova o fato de disputar essa fase da Taça Paraná em meio à disputa da Liga Futsal - na próxima semana o time recebe o Nacional Gás e o Sumov, do Ceará, pela competição nacional. ''Podemos usar esses jogos para corrigir alguns detalhes'', concluiu.

mockup