Em tempos de pandemia, as modalidades esportivas se reinventam para continuarem em atividade. A Unopar realiza no sábado (30) um festival virtual de GR (Ginástica Rítmica). As apresentações serão individuais e poderão ser acompanhadas por meio de um aplicativo on-line de reuniões.

O objetivo do evento é motivar e incentivar as ginastas neste momento em que os treinamentos presenciais estão suspensos e não há previsão para a retomada das competições. Mais de 80 atletas que compõem as equipes da universidade, das categorias iniciação, pré-infantil, infantil e juvenil, vão participar do festival.

"É uma forma de nos reinventarmos e motivar as meninas. Todos os nossos treinamentos estão sendo feitos on-line neste período, mas nem todas conseguem se motivar, sobretudo as mais novas. Esta atividade é uma maneira de mantê-las no projeto e mostrar como é importante a prática esportiva", frisou a técnica e coordenadora da equipe, Dayane Camillo.

A proposta para o festival é que cada ginasta escolha a sua música e monte a sua coreografia, de acordo com a criatividade de cada uma. "Orientamos que as alunas da iniciação e pré-infantil usem as técnicas que aprenderam nas aulas, mas o tema é livre. E para substituir os equipamentos oficias, como maças, bolas, fitas poderão ser utilizados utensílios domésticos e também objetos pessoais. O que vai contar mesmo são a criatividade e a performance", ressaltou Camillo.

Três árbitras foram convidadas para avaliar as apresentações e haverá premiações para as primeiras colocadas, com distribuição de medalhas e troféus virtuais. Os pais e familiares das ginastas também vão poder participar, torcer e acompanhar por meio do aplicativo as apresentações. "Será nossa primeira experiência e o objetivo depois é realizar outros eventos semelhantes e até convidar outras equipes para a disputa", comentou Dayane Camillo.