Unisul ganha da Ulbra fora de casa
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de abril de 2000
São Paulo, 02 (AE) - Seguindo o caminho do Minas Tênis, que venceu o Banespa no sábado, a Unisul também ganhou fora de casa e saiu na frente na primeira rodada do playoff semifinal da Superliga Masculina de Vôlei. Neste domingo, em Canoas, a Unisul não se intimidou com a torcida adversária e ganhou da atual campeã brasileira, Ulbra/Compaq, por 3 sets a 0 (com parciais de 25/20, 25/22 e 26/24).
"O meu time está de parabéns, estou orgulhoso de dirigir essa equipe, embora ainda tenha muita disputa pela frente", afirmou o técnico Marcelo Del Negro, o Alemão, da catarinense Unisul. O técnico Jorge Schmidt, da Ulbra, espera agora uma reação. Seu time terá de vencer um dos dois jogos (quinta-feira e sábado) em Florianópolis, para provocar a quarta partida, em Canoas. "O grupo não foi bem no passe e isso precisa ser corrigido", afirmou Jorginho, que não acredita em descontrole emocional. "São jogadores experientes, acostumados à decisão."
Na outra semifinal, a vantagem é do Telemig Celular Minas, contra o Banespa. A última vez que o Minas colocou um time na decisão de um campeonato brasileiro foi em 1988, há mais de uma década, quando o clube tinha o patrocínio da Fiat. O tricampeonato, ganho entre 1984 e 1986, foram os últimos títulos nacionais da equipe que está provando ser, novamente, muito competitiva. Com um patrocínio forte e jogadores como Maurício, Carlão e Giba, saiu na frente no sábado. Apesar da boa campanha, o técnico Carlos Alberto Castanheira, o Cebola, espanta o favoritismo. O Banespa perdeu por 3 sets a 1 (25/22, 25/27, 23/25 e 29/31), na primeira partida da série melhor-de-cinco.
"Não é nada fácil; o trabalho é muito árduo e o jogo de sábado foi apenas a nossa estréia em um novo campeonato que continua sendo muito equilibrado, com 25% de chances para cada uma das equipes", afirmou Cebola. "É verdade que temos um time bem competitivo e que ainda pode evoluir, mas falta muito para o fim do campeonato e os quatro podem ser campeões", insistiu Cebola, referindo-se, inclusive, à outra semifinal, entre Ulbra/Compaq e Unisul.
Se não tiver mais determinação, a equipe do Banespa pode esquecer a vaga na final da Superliga. O técnico Mauro Grasso reclamou muito de seu time na derrota de sábado. "Faltou acreditar mais, faltou determinação."