Unifil luta, mas perde título da Liga Nacional
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de dezembro de 2006
Jaime Kaster<br> Reportagem Local 
Os jogadores da Unifil/Londrina/Sercomtel se esforçaram muito, mas não conseguiram conquistar o bicampeonato da Liga Nacional de Handebol Masculino. Os londrinenses não conseguiram resistir à força e ao melhor elenco da Metodista-SP, perdeu por um gol de diferença, sábado à tarde, no Ginásio Baetão, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e acabou não repetindo o título de 2005, como queriam jogadores, torcedores e a comissão técnica.
Apesar de não ter superado o time paulista, que venceu por 24 a 23, com um gol no último segundo de jogo (12 a 8 no primeiro tempo), a Unifil mostrou garra, disposição e mesmo ficando a partida toda atrás no placar, não desistiu e ainda reuniu forças para empatar o jogo no minuto final.
Só não venceu porque a arbitragem não deixou. Talvez porque estragaria a festa da Metodista, que seria campeã mesmo com uma derrota (venceu o primeiro jogo por 20 a 18, em Londrina, e poderia perder por até dois gols de diferença o jogo de volta).
O lance polêmico: a Unifil, que perdia por 22 a 19, conseguiu empatar por 23 a 23, numa reação tardia, e teve aquela que seria a última bola do jogo. Num contra-ataque, o pivô Pé recebeu sozinho e quando ia fazer o gol foi barrado por um defensor, mas os árbitros não marcaram o tiro de sete metros, o pênalti do handebol. Como restavam menos de cinco segundos, o time da Unifil parou, reclamando da infração e o armador Adalberto, da Metodista, ficou livre para fazer o 24º gol do time da casa e decretar o placar final.
Festa nas pequenas arquibancadas do Baetão para mais um título da Metodista, o oitavo da Liga Nacional. Desolação, mas também a sensação de dever cumprido pelo lado dos londrinenses. ''Esse time é guerreiro e esses jogadores aqui têm que ser vistos como heróis só por termos chegado à terceira final consecutiva com esse elenco que temos'', exaltou o armador-central Léo, o cérebro do time e artilheiro da partida, com 7 gols.
O capitão e armador-direito Edinaldo fez coro com o companheiro e ressaltou o fato da equipe ter começado a temporada ''com apenas dez atletas'', depois das saídas de Maik, Carlão, Jair e Eduardo, campeões no ano passado.
''Nosso grupo era pequeno, mas muito unido e assim foi que conseguimos passar pelo Pinheiros e fazer esses dois jogos equilibrados com a Metodista. Pecamos lá em Londrina e também no primeiro tempo aqui, quando deixamos eles (Metodista) abrirem três gols e aí ficou difícil buscar. Mas estou contente com a nossa campanha'', contentou-se Edinaldo.
Para o técnico Giancarlos Ramirez, o objetivo do trabalho durante o ano foi alcançado. ''Apesar de não conseguir a vitória hoje (sábado), a equipe se comportou bem e lutou bastante. Erramos muitas finalizações no primeiro tempo e isso comprometeu a partida. Mas no geral, minha avaliação é boa'', disse o treinador, sem fazer prognósticos para 2007.
Aposentadoria - Quem já antecipou mudanças para 2007 foi o técnico da Metodista, Alberto Rigolo, que anunciou de surpresa a sua aposentadoria, após o fim da partida. Ele só revelou aos seus jogadores que irá se afastar do comando técnico da equipe após ter garantido a conquista. ''Somos uma equipe vencedora e continuaremos sendo, mesmo com outra pessoa aqui no banco. O nome do novo treinador será visto com muito carinho'', disse ao grupo.
Outro que está para se aposentar é o armador-direito SB, um dos destaques do jogo, juntamente com o goleiro Alê. SB tem 40 anos e participou de cinco conquistas da Liga com a Metodista, desde 2000. ''Ano que vem será o meu último ano'', adiantou.


