Unifil é bicampeã na Copa Brasil de Handebol
PUBLICAÇÃO
domingo, 20 de março de 2005
Gilmar Agassi<br> Reportagem Local 
A Unifil Londrina/Sercomtel mostrou mais uma vez porque o handebol vem sendo o esporte mais vitorioso da cidade nos últimos anos. Em uma campanha invicta cinco vitórias em cinco jogos , a Unifil conquistou o bicampeonato da Copa Brasil de Clubes de Handebol Adulto Masculino. O título foi conquistado no sábado após a vitória de 24 a 21 (13 a 12 no primeiro tempo) sobre o Pinheiros, em partida disputada no ginásio Moringão, em Londrina.
A final repetiu a decisão da edição de 2004, quando a Unifil conquistou pela primeira vez o título da competição a segunda em importância no cenário nacional. A primeira é a Liga Nacional que acontece no segundo semestre.
Mas ao contrário da final do ano passado, quando a Unifil venceu com certa facilidade, o jogo de sábado foi muito equilibrado. Mesmo mantendo-se à frente do placar durante maior parte do jogo, a equipe de Londrina só confirmou a vitória nos minutos finais. O técnico da Unifil, Giancarlos Ramirez, observou que o time não teve nenhum destaque individual, em termos de gols marcados. ''O coletivo fez a diferença.''
Além do jogo coletivo, segundo o técnico, o melhor condicionamento físico foi fundamental para o time chegar ao título. ''Treinamos somente quatro semanas. Dei prioridade para a parte física, pois sabia que a equipe que chegasse melhor fisicamente na final levaria vantagem'', completou Ramirez, que fez questão de elogiar a qualidade da equipe do Pinheiros.
Ramirez esclareceu que a partida contra o Pinheiros foi a melhor da Unifil no campeonato. Nas partidas anteriores, o ataque estava funcionando bem, mas o sistema defensivo vinha deixando a desejar. Talvez, pelos desfalques do armador-central Cláudio e do armador-esquerdo Carlão, principais defensores do time. ''O time entrou determinado, concentrado e conseguiu impor o melhor jogo'', ressaltou o técnico. ''Para esse ano estamos com mais opções no banco e isso ajuda muito.''
Ele acredita que o primeiro título conquistado na temporada é um prenúncio de que outros serão conquistados. A próxima competição que a Unifil participará será os Jogos Abertos do Brasil, em maio, em Campo Grande (MS). ''Nosso foco na temporada é o título da Liga Nacional'', disse. Ano passado, a Unifil foi vice-campeã da Liga Nacional.
Além do título da Unifil, o handebol paranaense também subiu ao pódio com o Olímpico, de Maringá, que ficou em terceiro lugar após vencer o Blumenau, por 30 a 29. Antes, o Chapecoense faturou a quinta colocação em cima do Americana Handebol, vencendo por 30 a 23, e o Clube Português do Recife ficou em sétimo lugar, depois de superar Ipatinga, por 39 a 23.


