J. Mateus
Especial para a Folha
A rivalidade entre Londrina e Grêmio surgiu em 1962, quando o alvinegro de Maringá entrou pra valer no profissionalismo. Os dois foram, desde então, os grandes representantes das duas maiores cidades do Norte do Paraná. Como as maiores forças do interior, Londrina e Grêmio estão empatados até nos títulos estaduais – três para cada um. O Londrina foi campeão paranaense de 62, 81 e 92. O Galo ganhou em 63, 64 e 77. Nessa briga, o Londrina tem uma vantagem: ganhou em 81 em cima do próprio Grêmio, vencendo as duas partidas decisivas.
O Clássico do Café era sinônimo de casa cheia e muita emoção. Hoje, com o ressurgimento do Grêmio, as duas equipes tentam recuperar o terreno perdido e dar ao clássico a força dos velhos tempos.
O Clássico do Café sempre foi a glória para o vencedor e a desgraça para o derrotado. Muitos treinadores foram dispensados depois de derrotas. Muitos clássicos serviram para consagrar jogadores, como Carlos Alberto Garcia, que em 76 marcou um gol aos 46 minutos do segundo tempo, empatando o jogo em dois a dois, quando a torcida do Grêmio fazia a festa da vitória – o mesmo Garcia que teve a felicidade de marcar o gol do título em 81. O clássico consagrou Jaiminho do Grêmio, que marcou três gols num só jogo em 86 (Grêmio 3 a 1). Adalberto, do Londrina, também fez três gols em 87 (Londrina 3 a 0). O clássico também colocou o discreto Tereso, do Londrina, nas manchetes depois de um golaço no finzinho de um jogo, em 78.
Na história de Londrina x Grêmio aconteceram alguns momentos de grandeza, como a decisão de 81. ‘‘Willie Davids’’ lotado no primeiro jogo. Estádio do Café repleto no segundo – 43.412 torcedores pagaram para ver a final em Londrina.
O clássico também foi marcado pela falta de interesse muitas vezes. Em 87, num torneio de preenchimento de calendário, Grêmio e Londrina jogaram no campo do Country Clube de Maringá. E pouca gente foi ver o jogo.
O Clássico do Café tem uma outra história: o que era bom para o Londrina era perseguido e conquistado pelo Grêmio Maringá. Armando Renganeschi, o técnico da memorável campanha no Brasileirão de 77, saiu do Londrina para dirigir o Grêmio. Carlos Alberto Garcia e Carlos Henrique foram outros astros do Londrina que o Galo levou a peso de ouro para Maringá.
Desde os velhos tempos, os jogos Londrina x Grêmio foram marcados pelo excesso de rivalidade. Às vezes, pela violência: grandes brigas, dentro e fora de campo, foram registradas em Londrina e Maringá, nos jogos mais acirrados. Houve época em que torcedor do Londrina tinha que mudar ou tirar as placas dos carros para ir a Maringá. E vice-versa. A maior confusão nas arquibancadas foi em 76, naquele 2 a 2 em que Carlos Alberto Garcia marcou o gol do empate nos descontos. O Estádio Willie Davids estava em reforma. Pedras e paus estavam ao alcance dos enfurecidos torcedores – e a batalha foi inevitável. Muitos ficaram feridos, principalmente londrinenses.
Dentro de campo, em 1964, o ponta Martins, do Londrina, agrediu o árbitro e todo mundo brigou. Depois do jogo, o problema: a torcida queria pegar Martins, que raspou a cabeça no vestiário para não ser reconhecido na saída. Todo o time do Londrina passou um medo danado porque um enfurecido torcedor, a bordo de um velho e forte caminhão, queria botar o vestiário (uma casa de madeira) abaixo.
O primeiro clássico Londrina x Grêmio foi no dia 20 de maio de 62. Foi lá em Maringá e o Londrina venceu por 4 a 2. De lá pra cá foram 119 jogos, que acirraram a rivalidade entre as torcidas das duas cidades. O Londrina leva a melhor: ganhou 48, perdeu 35 e outros 36 outros jogos acabaram empatados. Nos gols, também a vantagem é do Londrina: 176 a 134.
Em Londrina, foram disputados 57 jogos: 33 vitórias, 16 empates e 8 vitórias do Grêmio. Em Maringá, foram 60 jogos: 27 vitórias do Grêmio, 20 empates e 13 vitórias do Londrina.
Londrina e Grêmio fizeram ainda duas partidas em campos neutros. Em Apucarana, 1967, houve vitória do Londrina por 8 a 3 (a maior goleada do Tubarão sobre o Galo) e, em Arapongas, 20 anos depois, nova vitória do Londrina, 3 a 0. Os dois jogos foram para inauguração de estádios.
O último jogo entre Londrina e Grêmio foi o do primeiro turno da Copa Paraná: 1 a 1, no VGD. Este ano, o clássico será o terceiro da temporada, pois num amistoso em julho, no Willie Davids, o Londrina ganhou do Grêmio por 4 a 1.
A última vitória do Grêmio sobre o Londrina foi em 94, no dia 6 de fevereiro, em Maringá: Grêmio 3 a 1. De lá pra cá, foram cinco jogos, com quatro vitórias do Londrina e um empate. Portanto, o Grêmio não vence o Londrina há cinco anos. Ou há cinco jogos.

mockup