O time do ULB foi montado há apenas três semanas pelo técnico José Saviani, com a chegada de jogadores vindos principalmente de São Paulo, a maior parte deles juvenis. O único conhecido é o ala Robson, 24 anos, formado em Londrina.
Os recém-chegados são os armadores Pedrinho, 20 anos, ex-Vasco e Iguaçu-RJ, e Charles, de Londrina; os laterais Fernando, 19 (ex-Palmeiras), Willian, 19 (ex-Sest/Senat/Curitiba e Jacareí-SP), Jackson, 19 (ex-São José dos Campos e Jacareí-SP); os pivôs B.A., 33 (ex-Univates, Sogipa e Corinthians-RS), Damião, 23 (que estava em uma universidade norte-americana), Rodrigo, 23 (ex-Unisanta/Santos) e Dartagnan, 22 (ex-Joinville)
Como o time é jovem e sem estrelas, um dos destaques, devido à altura incomum (2m23) é o pivô Damião, o jogador mais alto em atividade no Brasil, segundo o técnico da ULB. Ele ficou quatro anos estudando e jogando nos Estados Unidos, por universidades da Carolina do Sul e Califórnia.
Mas para disputar o Nacional 2009, Saviani sabe que precisará de muito dinheiro e mais reforços. O trabalho nos bastidores já começou e o primeiro passo será a busca de verba pública. ''Vamos procurar esta semana o (prefeito eleito) Belinati para já saber dele o que ele pretende oferecer à equipe de basquete em 2009 para ver se podemos disputar esse Nacional. E vou atrás também do apoio do Ricardo Gomyde, da Paraná Esporte, porque ele quer um representante do Estado no próximo campeonato. Neste momento, mais do que nunca, vamos precisar da ajuda de todo mundo'', afirmou o técnico.
Segundo ele, o próximo campeonato será ''caro'', com 32 jogos para cada time (se forem 17 equipes) e com arbitragem tripla. ''Um time vai precisar ter pelo menos R$ 70 mil por mês e só temos até 15 de novembro para receber uma resposta da Prefeitura. Eu também não serei louco de disputar um campeonato desses sem dinheiro'', disse Saviani, em alusão à declaração já dada por Leitinho, da Inesul. (J.K.)

mockup