Ucraniana registra 1º caso de doping nas Olimpíadas de Inverno em Pequim
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - A esquiadora ucraniana Valentyna Kaminska, 34, que participou das provas de esqui das Olimpíadas de Inverno em Pequim, teve resultado positivo no exame antidoping. O anúncio foi feito pela organização dos Jogos.
Segundo a ITA, a agência de testagem internacional, foram encontradas diferentes substâncias estimulantes na amostra colhida da atleta em Pequim. Foi o primeiro caso de doping registrado no evento sediado pela China.
O teste foi feito na última quinta-feira (10) em Zhangjiakou, onde aconteceram as provas. A ITA comunicou a atleta e a suspendeu provisoriamente.
Apesar do uso de anabolizantes, Kaminska não obteve bons resultados. No sprint individual, ela ficou em 70º. Nos 10 km em estilo clássico, foi apenas a 79ª colocada.
O caso mais comentado de doping nos Jogos até agora é o da patinadora russa Kamila Valieva, 15. Mas seu teste com resultado positivo, comunicado durante Pequim-2022, foi referente a uma competição realizada em Moscou, em 25 de dezembro do ano passado.

