Turminha do kart é destaque de 100 Milhas
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de março de 2004
Guilherme Gouveia<br> Reportagem Local 
João Vitor, 13 anos, um garoto de poucas palavras, mas de muita velocidade na pista; Amanda dos Santos, 16 anos, sorriso de menina, mas trejeitos de piloto experiente; Malu Aranda, 10 anos, a caçula do grupo, que domina um carro feito gente grande. É a turminha do kart barbarizando na pista do Kartódromo de Londrina. Ao lado de veteranos, alguns com mais de 10 anos de experiência, o garotada promete dar muito trabalho nas 100 Milhas de Kart de Londrina (2º edição), cuja largada está marcada para hoje às 10 horas.
Os números da prova são de assustar. Em média, serão 3h20 de muita adrenalina, 154 voltas, 160,9 km (distância a ser percorrida) e 77,8 km/h (média de velocidade). Segundo a organização, 25 carros foram confirmados, envolvendo aproximadamente 70 pilotos.
A equipe/Programas Leilões é composta pela turma da velocidade. Além de João Vitor e Amanda, o garoto Felipe vem de Maringá para se juntar à trupe. A pequena Malu ainda não tem idade suficiente para disputar as 100 Milhas, além disso está com os dois pulsos abertos de tanto treinar. Malu, aluna da 5 série do Newton Guimarães (zona leste de Londrina), já disputa o Campeonato Paulista de Kart Light, categoria júnior, para pilotos de 10 a 14 anos. ''Antes da primeira etapa, ela fez 200 voltas no circuito e abriu os dois pulsos. Está fazendo fisioterapia, e vai voltar a competir no começo de abril'', prometeu o pai, o funcionário público Orlando Aranda. Também apaixonada por motos, Malu gosta de velocidade, mas não admite uma coisa: ''Não gosto quando os meninos me passam na pista''. E como para crianças os clichês são perdoáveis, e os sonhos possíveis: ''Quero chegar um dia na Fórmula 1''.
O caso de Amanda e João é diferente. Mais experientes, eles projetam uma boa participação na prova de hoje. '' Vai ser desgastante, a prova é de longa duração, mas nossa intenção é no mínimo terminar'', ponderou João Vitor. Amanda praticamente de despede hoje do kartismo, paixão de carrega desde os nove anos de idade. No final deste mês, estréia como no Campeonato Metropolitano de Marcas como piloto da Londrina Truck Racing. ''Fiz um treino e percebi que o carro é bem diferente do kart. A velocidade é bem maior, e para corrigir o carro quando ele escapa nas curvas é mais difícil'', comparou.
''Eles vão dar muito trabalho pra gente. Essa equipe tem garotos da mesma idade, e pode complicar. Não quer dizer que eles vão ganhar, isso é outra coisa. Mas eles correm de igual pra igual. Não tem moleza não'', avisou o experiente piloto Luís Arije, 50 anos.


