Turcos interrompem sonho japonês
A Turquia interrompeu o sonho do Japão de levar sua seleção às quartas-de-final da Copa. Participando de seu segundo Mundial primeiro em 1954 , a seleção turca fez 1 a 0 no início do jogo e garantiu a classificação histórica. Agora, por uma vaga nas semifinais, a Turquia enfrentará o Senegal, sábado, dia 22.
Pelo emparelhamento agora, brasileiros e turcos podem fazer uma das semifinais deste torneio caso passem por ingleses e senegaleses, respectivamente. Antes de iniciar a competição, o Grupo C era considerado por especialistas a chave mais fraca.
Como nas três partidas anteriores, quando empatou a primeira e venceu as outras duas, a seleção japonesa fez um primeiro tempo pouco produtivo. O técnico francês Philipe Troussier ainda modificou o time em relação à fase anterior. No ataque, sacou Yanagisawa e Suzuki. No lugar deles entraram o também atacante Nishizawa e o brasileiro Alex Santos.
Alex foi o autor da grande jogada na partida. Aos 41 da etapa inicial, em cobrança de falta, ele acertou a trave do ângulo direito do goleiro Recber. Mas a partida já estava 1 a 0 para os turcos. Logo aos 12 minutos, após cobrança de escanteio da esquerda, Davala subiu sozinho para cabecear e abrir o marcador.
Com um time repleto de meias marcadores, a Turquia jogava apenas nas falhas do adversário. Numa partida com muitos erros de passe, a equipe do técnico Senol Gunes apostava nas roubadas de bola para acionar o rápido atacante Hasan Sas.
Na expectativa de reverter a desvantagem, o técnico da seleção japonesa modificou o time na volta do intervalo. Mesmo com a boa atuação, Alex deu lugar ao atacante Suzuki. A estrela da equipe nipônica na primeira fase, o volante Inamoto, também saiu para a entrada de Ichikawa, que tentou fazer papel de lateral e ponta.
As modificações, no entanto, não surtiram efeito. Ainda sob um gramado encharcado devido às chuvas que não cessaram em Miyagi, as duas equipes fizeram uma partida mais travada ainda na etapa final. Melhor para a Turquia, que teve tranquilidade para assegurar resultado e a classificação. (Agência Folha)





