Turcos ficam em terceiro com gol mais rápido dos Mundiais
Com uma atuação convincente, a Turquia conquistou ontem o terceiro lugar da Copa-2002 ao derrotar a Coréia do Sul por 3 a 2, em Daegu. O destaque foi o gol marcado pelo atacante turco Hakan Sukur, aos 11 segundos do primeiro tempo, que se tornou o mais rápido da história dos Mundiais.
Sukur que ainda não havia anotado nenhum gol sequer neste Mundial superou a marca do tcheco Vaclav Masek, que tinha feito aos 15 segundos o gol de sua seleção na derrota para o México por 3 a 1, na Copa do Chile-62.
Disposta a terminar o torneio disputado na Coréia e Japão somente atrás dos finalistas Brasil e Alemanha, a seleção turca que estava sem o atacante Hasan Sas, contundido não se preocupou com a torcida local e envolveu os anfitriões durante o primeiro tempo.
Logo aos 11 segundos, Mansiz roubou a bola de Hong Myung-bo e tocou para Sukur, que chutou na saída do goleiro Lee Woon-jae. O atacante do Parma conseguiu desencantar na Copa do Mundo escrevendo seu nome na história. Os coreanos empataram aos 9 minutos por meio de Lee Eul-yong, em cobrança perfeita de falta. O meia bateu no canto esquerdo de Rustu Recber, que não teve a menor chance de defesa.
Os turcos não se abalaram com o empate e ficaram novamente à frente com um gol marcado quatro minutos depois. Mansiz tabelou com Sukur e bateu com categoria. O mesmo jogador marcou outro bonito gol aos 32 minutos, após receber novamente passe de Sukur.
Os coreanos tiveram a chance de diminuir aos 40, mas o árbitro Saad Mane anulou o gol alegando impedimento, de maneira equivocada. O atacante Ahn Jung-hwan estava claramente na mesma linha do defensor turco antes de chutar contra Rustu Recber.
No segundo tempo, o maior domínio foi do time coreano, que teve muitas oportunidades desperdiçadas e também parou nas boas defesas de Rustu Recber. Mas conseguiu diminuir aos 48, quando Song Chong-gug arriscou um chute despretensioso; a bola desviou em Alpay Ozalan e enganou o goleiro turco. O gol tardio não evitou que os anfitriões chegassem ao empate, pois o juiz do Kwait terminou o jogo logo em seguida.
Após o apito final, os jogadores das duas seleções que obtiveram respectivamente sua melhor colocação na história das Copas se confraternizaram.
Em Daegu
Coréia do Sul
Jae Lee; Myung Bo (Kim Tae), Min Lee e Sang Yoo; Eul Lee (Cha Doo Ri), Lee Young, Chong Song, Ji Park e Ahn; Lee Chun e Ki Seol (Tae Uk). Técnico: Guus Hiddink
Turquia
Rustu; Akyel, Korkmaz e Ozalan; Penbe, Tugay, Davala (Okan), Bezologlu (Unsal) e Basturk (Tayfur); Mansiz e Sukur. Técnico: Senol Gunes
Árbitro: Saad Mane (Kuwait)
Estádio: Daegu
Gols: Sukur, a 1, Eul Lee, aos 9, Mansiz, aos 13 e aos 32 do 1º tempo; e Chong Song, aos 47 do 2º tempo





