Curitiba - Apesar de todo o aparato de segurança deslocado para a região da Arena da Baixada e para pontos estratégicos de Curitiba e região, houve muita confusão antes, durante e após o Atletiba decisivo do último domingo, quando o Coritiba venceu o rival Atlético por 3 a 0 e conquistou seu 35º título paranaense. De acordo com relatório divulgado ontem pela Polícia Militar (PM), ao todo a corporação atendeu 41 ocorrências e prendeu 27 pessoas, em situações relacionadas ao clássico.
Segundo a PM, das 41 ocorrências verificadas, 35 foram na Capital e seis na Região Metropolitana. Os tumultos e brigas ocorreram principalmente nos bairros São Braz, Batel e Santa Cândida. Em toda a cidade e região, a Polícia Militar prendeu 23 pessoas, três por agressão e as demais por perturbação do sossego público.
Dentro da Arena da Baixada, foram detidas quatro pessoas, duas por porte de drogas, uma portando um soco inglês e outra por arremessar um objeto em um jogador. Ao menos quatro bombas foram estouradas dentro do estádio durante o jogo, mas a PM não localizou os responsáveis.
Antes da partida, em uma abordagem a torcedores durante um tumulto no terminal de ônibus do bairro Pinheirinho, a Guarda Municipal apreendeu dois adolescentes com bombas caseiras e rojões. A Prefeitura de Curitiba informou que, entre o intervalo da partida e o período após o jogo, torcedores depredaram sete ônibus.
Apesar dessas situações, o tenente Cristiano Machado, coordenador adjunto da Seção de Planejamento do 1º Comando Regional da PM, considerou que não ocorreram maiores problemas. ''Comparando com o que já tivemos no passado, foi tranquilo. Tivemos um efetivo bastante expressivo, usamos helicóptero e fizemos acompanhamento de torcidas em alguns pontos. Essas depredações de ônibus foram em locais que não monitoramos, porque foram em pontos em que geralmente não acontece esse tipo de situação'', afirmou Machado.

mockup