O Vasco venceu terça-feira à noite o Marathon/Franca por 114 a 102, na terceira prorrogação, e assegurou vaga na decisão do Nacional masculino de basquete contra o Flamengo, consolidando a quebra de um tabu de 33 anos. Desde 1967 – quando o Botafogo sagrou-se campeão –, um clube carioca não vence o torneio.
A quinta e decisiva partida do mata-mata durou quase três horas e acabou em confusão. Depois de liderar os dois primeiros quartos, chegando ao intervalo com nove pontos de vantagem (46 a 37), o time de Franca permitiu a reação vascaína.
A virada do time carioca foi comandada pelo pivô dominicano Jose Vargas, que anotou 12 pontos só no terceiro período – dois a mais que o time inteiro de Franca, que marcou 10 no quarto, encerrado com 61 a 56.
No último período do tempo normal, houve equilíbrio e um lance livre errado pelo ala Márcio Dornelles, de Franca, levou o confronto à prorrogação, após empate em 79 pontos.
No tempo extra, uma bandeja do armador Valtinho, de Franca, faltando três segundos para o final, empatou o duelo em 91 e provocou nova prorrogação.
O mesmo Valtinho errou um arremesso a dois segundos do final da segunda prorrogação e forçou o terceiro tempo extra, após empate em 100 pontos.
No início da terceira prorrogação, Franca perdeu o ala Chuí e o pivô Douglas, eliminados por faltas, e permitiu que o time carioca abrisse quatro pontos de vantagem. O tumulto ocorreu quando o árbitro gaúcho Marcelo Ávila marcou uma falta intencional no armador do Vasco, Charles Byrd, e uma falta técnica contra Valtinho.
A decisão irritou o técnico do Franca, Daniel Wattfy, que agrediu o árbitro com um soco e só foi contido após a intervenção da Polícia Militar. O jogo foi paralisado a 1m58s do final com 106 a 102. A arbitragem decidiu desqualificar o armador Valtinho e expulsou todos os integrantes do banco de reservas francano.
Após a confusão, com só quatro atletas do Franca em quadra, Charles Byrd cobrou seis lances livres e converteu cinco, abrindo nove pontos para os vascaínos.
A partir de então, os jogadores de Franca começaram a forçar faltas até que só restassem dois jogadores em quadra, quando Jorginho simulou uma contusão, o que antecipou o fim do jogo.
A primeira partida será amanhã a partir das 21 horas, no Maracanãzinho. A segunda partida do playoff decisivo foi confirmada para domingo, às 18h15m. A Confederação Brasileira de Basquete ainda não divulgou a data dos outros jogos, mas todos serão no Maracanãzinho.

mockup