Garra, determinação, força de conjunto. As qualidades que sustentaram o Londrina no Brasileiro da Série B desapareceram ontem em Natal. A responsabilidade de vencer pesou e o Tubarão foi derrotado por 3 a 0 para o América local no pior resultado do representante paranaense na competição. Foi a oitava derrota do time no campeonato e a sétima partida como visitante sem vitória.
A derrota na ''decisão'' custou caro. Para se classificar aos playoffs, o Londrina terá que vencer seus últimos três jogos e torcer por uma combinação improvável de resultados. O Tubarão está na 14 posição, permanece com 30 pontos e ainda está ameaçado de rebaixamento. Seu próximo compromisso é na noite de quarta-feira contra o CRB em Londrina.
Atendendo a um insistente pedido do técnico Ivair Cenci, o Londrina começou a partida aplicando uma forte marcação, deixando o América sem espaços para atacar. Mas aos poucos o LEC foi demonstrando que não manteria o ritmo e que estava em tarde pouco inspirada com a bola nos pés.
Nem mesmo as bolas paradas de Jamur que nas últimas rodadas foi a principal arma ofensiva da equipe levaram perigo ao gol adversário. Como o time errou muitos passes, Wesley foi pouco acionado e não chegou a ser o mesmo jogador insinuante que a torcida passou a admirar.
Aos 16 minutos, Márcio Silva cobrou falta distante da área, a bola passou pela barreira, quicou na frente de Serginho e entrou no canto direito. América 1 a 0.
No segundo tempo, Ivair Cenci decidiu ir para o tudo ou nada. Sacou Dé e colocou o atacante Paraguaio, abrindo mão do 3-5-2. Mas o LEC não teve tempo para esboçar reação. Com pouco mais de um minuto, o América ampliou através de Rogerinho.
E o calvário do Tubarão continuou em Natal. Aos 10 minutos, Adelmo aplicou uma meia-lua em Vanderlei, acionou Sandro Gaúcho, que, na saída de Serginho, tocou alto no canto esquerdo. América 3 a 0.
O atacante Helinho, que no primeiro tempo recebeu marcação individual de Dé, prosseguiu sendo o melhor em campo, infernizando a zaga do LEC com suas arrancadas velozes.
O ímpeto do América foi arrefecendo e o Londrina equilibrou o jogo até o final, sem, no entanto, ameaçar a ampla vantagem do time da casa.

mockup