Tubarão contrata seis de uma só vez
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Jaime Kaster<br> Reportagem Local 
Com pressa para finalizar a montagem do elenco que disputará o Paranaense-2008 a partir de 9 de janeiro, a diretoria do Londrina decidiu contratar por atacado. Ontem foram apresentados de uma só vez seis reforços, todos atletas nascidos no interior paulista e cinco deles com idade entre 21 e 23 anos. A exceção é o meia canhoto César Santos, 33 anos, que já rodou por uma dezena de clubes e disputou inclusive um Brasileiro da Série A, em 1998, pelo Juventude-RS.
Dos seis, quatro estavam jogando por clubes paulistas no segundo semestre. O zagueiro Rafael Tavares e o volante Carlão, ambos de 21 anos, estavam no Barueri disputando a Copa Federação Paulista e também alguns jogos da Série B do Brasileiro. O meia César Santos subiu com a Catanduvense da Série A-3 para a A-2 do Paulista, enquanto o atacante Rafael Akai, 21, estava vinculado ao elenco profissional do Corinthians. A jovem promessa já passou também por outros clubes de expressão, como Cruzeiro, São Caetano e Paraná.
Do pacote de reforços somente dois não estavam jogando em clubes paulistas, embora tenham iniciado a carreira lá. São o lateral-esquerdo Alex Braz, 23, que disputou a Série B de 2007 pelo Gama, e o meia Edinho, 22, que estava no Roma Apucarana. Com a chegada dos seis, agora são nove os contratados após o término da Copa Paraná.
Com base nas contratações, percebe-se que a diretoria quer para o Estadual um time mais jovem e rápido do que o anterior. ''Estamos chegando com nossa juventude e num ritmo forte, pois estávamos disputando a Copa Federação Paulista, que é uma competição muito difícil'', disse Rafael Tavares, que estava no Barueri e também disputou a Série A-2 do Paulista pelo Bandeirante de Birigui. No Barueri, Rafael atuava ao lado do volante Carlão e no ano passado os dois tiveram ainda a companhia de Edinho (ex-Roma).
Três dos novatos - Rafael Akai, Alex Braz e Carlão - já trabalharam com o novo treinador do LEC, Jorge Saran, em outros clubes. Alex Braz foi atleta de Saran no Juventus (onde começou), no Mirassol e também no Nacional de São Paulo, com o qual foi vice-campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2005. ''Apareci bem naquela competição e aos 19 anos fui negociado com o Saturn, da Rússia, onde fiquei três meses. Em 2006 voltei para lá para jogar no Perek, no qual fiquei um ano inteiro'', contou Braz. Ele disse que aprendeu muito na carreira ao atuar no exterior. ''A gente aprende a superar as dificuldades, porque nada é fácil quando estamos longe do nosso País'', relatou.


