Marcos Freitas
De Curitiba
Começa hoje e termina amanhã, no parque aquático do Clube Curitibano, em Curitiba, o 3º Troféu HSBC de Natação. São esperados mais de 600 atletas de sete estados e ainda nadadores do Paraguai. Considerada a quinta principal competição da natação brasileira, o campeonato, que por muitos anos se chamou Troféu Avelino Vieira, recebe alguns dos melhores nadadores do País.
A competição está dividida em seis categorias: infantil, juvenil I e II, júnior I e II e sênior, no masculino e feminino. Todas agrupadas por ano de nascimento. A abertura está prevista para às 14 horas. Logo depois, Gustavo Borges, o recordista brasileiro de medalhas em Jogos Pan-Americanos, participa de uma prova de apresentação. Ele nada 200 metros, estilo livre. Nas outras sete raias, 36 atletas vão se revezar para tentar vencer o campeão.
Um dos destaques da natação paranaense que pode brilhar na competição é Felipe May. Atleta do Clube Curitibano, ele é o atual recordista brasileiro e sul-americano nos 200 e 400 metros livre. Com 15 anos, Felipe May está apenas a 13 segundos do índice olímpico nos 200 m livre. O nadador treina forte para tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
A cronometragem dos tempos será feita por um placar eletrônico igual aos utilizados nas provas olímpicas. São oito placas eletrônicas, instaladas uma por raia que possibilita a visualização simultânea dos resultados de cada nadador.

mockup