Troféu Brasil de Atletismo se ajusta ao Estatuto do Torcedor
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de junho de 2003
Agência Estado 
São Paulo - Um ouvidor, seguro de responsabilidade civil, a colocação de um prisma na entrada do estádio com informações sobre o regulamento e a programação de provas e ambulâncias para o público que comparecer ao Ibirapuera estão entre as providências adotadas para a realização do 22º Troféu Brasil Caixa de Atletismo, de amanhã a domingo, na nova pista do Ícaro de Castro Mello, com entrada franca. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Secretaria do Estado da Juventude, Esportes e Lazer de São Paulo decidiram cumprir as normas do Estatuto do Torcedor, ainda que tenham a informação de que o regulamento só se aplica ao futebol.
A pista, a primeira do País certificada como de classe 1 (segue os melhores padrões de qualidade), foi construída pela Bolsa de Mercadorias & Futuros e será 'apresentada' hoje, em evento marcado para o Ibirapuera.
O Troféu Brasil, que existe desde 1945, vai reunir 700 atletas de 88 clubes e 16 estados e marca a inauguração do novo piso e a volta do evento para São Paulo, após uma ausência de 11 anos. ''Com o novo Ibirapuera, queremos manter a edição anual do Troféu Brasil na cidade e também fazer uma etapa do Grand Prix'', afirmou o secretário estadual de Esportes, Lars Grael.
O Troféu Brasil foi apresentado oficialmente ontem.
Quanto ao Estatuto do Torcedor, Lars Grael disse que hoje, da forma como está redigido, depende de interpretações. ''O Ministério dos Esportes está interpretando como sendo específico para o futebol. O Estatuto fala em estádio para mais de 20 mil pessoas e em eventos com cobrança de ingressos. No Brasil, hoje, esse tipo de eventos só ocorrem no futebol, no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e no GP de Motovelocidade.''
O estádio de atletismo do Ibirapuera tem capacidade para 12 mil pessoas. Mas Lars Grael revela que o projeto de modernização do complexo do Ibirapuera contempla adaptações às normas do Contru, que, na verdade, atendem ao Estatuto quanto a conforto e segurança do torcedor.


