Tri Marvado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de dezembro de 2015
Lucio Flávio Cruz<br> Reportagem Local
O ibiporãense Leandro Totti manteve a hegemonia na Fórmula Truck conquistando ontem o tricampeonato da categoria. O terceiro lugar na etapa de Londrina, a última do ano, foi suficiente para garantir o segundo título consecutivo do "Marvado", com 369 pontos. A vitória no Autódromo Ayrton Senna ficou com Paulo Salustiano, que terminou como vice-campeão, com 367.
Em um fim de semana com muitos problemas no caminhão Volkswagen, Totti largou apenas em quarto lugar e viu os dois concorrentes ao título, Felipe Giaffone e Salustiano, dividirem a primeira fila. Além disso, a chuva e a pista molhada deixaram a disputa em aberta.
Logo na segunda volta, Salustiano passou Giaffone e assumiu a liderança, posição que manteve até o final da corrida. Era o único resultado que deixava o piloto da Mercedes Benz com chances de título. Com Salustiano em um ritmo forte e abrindo vantagem na ponta, os companheiros de equipe Totti e Giaffone se revezaram diversas vezes entre o segundo e o terceiro lugar.
Em uma tentativa de se aproximar da liderança, o paranaense errou o traçado e por pouco não bateu contra a proteção de pneus. Apesar disso, terminou a primeira parte da corrida na segunda posição. Neste cenário, Totti, que foi campeão pela primeira vez em 2012, comemoraria o tricampeonato até mesmo com um terceiro lugar.
Sabedor da vantagem, o paranaense não se arriscou muito na segunda parte da prova, que ganhou novo ritmo com o fim da chuva e com a pista seca. Tentando ainda uma última cartada para brigar pelo título, Giaffone, que terminou o campeonato em terceiro, com 260 pontos, passou Totti e pressionou o líder Salustiano. O fim de prova prometia ainda mais emoções, mas um derramamento de óleo na pista fez com que o caminhão de segurança entrasse na corrida faltando apenas seis minutos para o término.
A bandeira amarela foi acionada após André Marques perder o controle do caminhão 77, se chocar contra os pneus e capotar. Apesar da pancada forte, o piloto nada sofreu. Sem tempo para a relargada, as posições não foram alteradas e quem comemorou foi Leandro Totti e a grande torcida londrinense presente no autódromo.
O pódio ficou completo com Diogo Pachenki em quarto e David Muffato em quinto. A Fórmula Truck já confirmou Londrina no seu calendário em 2016. A cidade vai receber a 5ª etapa em 10 de julho na, provavelmente, primeira corrida noturna da categoria.