<p>SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os treinos livres do Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1 realizados nesta sexta-feira (30) foram marcados pela liderança da Mercedes, a estreia de um piloto na categoria e problemas com tampas de bueiros, o que atrasou a parte final do evento.

</p><p>Na primeira parte da sessão, o finlandês Valteri Bottas, da Mercedes, que havia abandonado o GP da Emilia Romagna após um choque com George Russel, superou por pouco Max Verstappen, da Red Bull, e garantiu o melhor tempo entre os 20 pilotos.

</p><p>Bottas fez 1m19s648, enquanto Verstappen anotou 1m19s673. Sergio Perez, parceiro do holandês na Red Bull, fechou o top 3, com 1m19s846, seguido da Ferrari de Charles Leclerc, que marcou 1m19s884.

</p><p>Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Bottas, ficou apenas na quinta colocação da sessão, com tempo de 1m19s967. Pierre Gasly, Russell, Lando Norris, Carlos Sainz e Esteban Ocon fecharam o grupo dos dez primeiros colocados.

</p><p>Um dos destaques da etapa ficou para Callum Ilott, vice-campeão da F2 no ano passado. Ele estreou na categoria e substituiu Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, fazendo volta mais rápida do que Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

</p><p>Já a parte final, liderada por Hamilton (1m19s837), seguido de Verstappen e Bottas, ficou marcada por problemas na pista. Assim como no ano passado, algumas tampas de bueiro estavam soltas e precisaram ser reparadas pelos responsáveis pelo GP, o que atrasou o início da etapa em dez minutos.

</p><p>Com bandeira verde, coube a Mazepin protagonizar uma das poucas cenas relevantes da sessão: o russo perdeu o controle do carro e saiu da pista ainda nos cinco primeiros minutos —ele, no entanto, não chegou a bater.

</p><p>Ainda houve tempo para Kimi Raikkonen, Yuki Tsunoda e Hamilton derraparem em uma das curvas do circuito, mas sem terem maiores problemas.</p>