Tragédia com Diogo Jota mobiliza clubes, atletas e torcedores
Londrina foi um dos clubes a prestar homenagem; Liverpool deve aposentar camisa 20
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de julho de 2025
Londrina foi um dos clubes a prestar homenagem; Liverpool deve aposentar camisa 20
Matheus Camargo

A tragédia envolvendo o atacante português Diogo Jota comoveu o mundo do futebol nesta sexta-feira (3). O jogador morreu em um acidente de carro em uma rodovia na região de Zamora, na Espanha, ao lado do irmão, André Silva, também atleta profissional.
Diogo Jota conquistou recentemente a Premier League com o Liverpool, na temporada 2024/25, e, em junho, levantou a taça da Nations League com a seleção portuguesa. No dia 22 do mesmo mês, casou-se com Rute, mãe de seus três filhos, de quatro anos, dois anos e sete meses. O acidente ocorreu apenas 11 dias após a cerimônia.
O Londrina foi uma das equipes que prestou homenagem ao jogador. “O Londrina Esporte Clube lamenta o falecimento dos atletas portugueses, Diogo Jota, do Liverpool-ING, e André Silva, do Penafiel-POR, vítimas de um acidente de carro em Zamora, na Espanha. Nossas sinceras condolências à família e amigos. Que suas memórias sejam eternas.”
Todos os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro fizeram algum tipo de homenagem a Jota nas redes sociais. Na Série B, 13 das 20 equipes também publicaram mensagens de pesar. Novorizontino, Atlético-GO, Ferroviária, Operário, Botafogo-SP, Amazonas e Athletic-MG foram os únicos que não se pronunciaram até o momento.
Comoção entre atletas
Diversos jogadores que conviveram com Jota expressaram tristeza nas redes. Alex Telles, hoje no Botafogo e ex-companheiro no Porto, escreveu: “Sem acreditar.” Fabinho, atualmente no Al Ittihad, da Arábia Saudita, e colega no Liverpool, declarou: “Ainda está difícil de acreditar que isso aconteceu. Tive o privilégio de conviver com essa pessoa incrível”.
Roberto Firmino, hoje no Al Ahli, também da Arábia Saudita, e ex-companheiro de ataque de Jota no Liverpool, também se pronunciou: “Me ponho de joelhos para que o Espírito Santo console o coração de Rute, seu Joaquim, senhora Isabel. Foi um privilégio ter vivido momentos especiais com vocês. Descanse em paz, meu irmão", publicou.
Liverpool, Atlético de Madrid, Porto e a seleção portuguesa publicaram diversas homenagens. O clube inglês informou que prestará apoio à família do atacante. “A camisa 20 será imortalizada por suas contribuições no título da temporada 2024/25, o 20º do clube”, destacou o Liverpool em nota oficial. O último gol de Jota, no clássico contra o Everton, foi lembrado como “o último gol de sua vida”. Torcedores iniciaram uma vigília em frente ao estádio Anfield Road em sua memória.
Na Copa do Mundo de Clubes, o atacante Pedro Neto, do Chelsea, pediu dispensa dos treinos e pode ser cortado da partida contra o Palmeiras. Ele era amigo pessoal de Jota, com quem atuou no Wolverhampton e na seleção.

