Apesar de não ser mais a sede da seleção brasileira de ginástica rítmica (GR), o conjunto treina agora em Aracaju (SE), Londrina continua tendo peso marcante na equipe nacional. Entre as cinco atletas convocadas para as Olimpíadas pela técnica londrinense Camila Ferezin, uma é do Norte do Paraná. Nascida em Cambé, Gabrielle Silva, 19 anos, foi revelada pela equipe da Unopar/Londrina e hoje é uma das mais importantes integrantes do time.
De acordo com a ginasta, os últimos treinamentos têm sido intensos para corrigir todos os detalhes da coreografia. "Queremos entrar na quadra e se apresentar da melhor forma possível, com muita energia, alegria e sem erros. Na GR, quanto mais próximo da perfeição, melhor", frisou.
Influenciada pela irmã mais velha, Gabrielle iniciou na GR aos seis anos, em um projeto social da Unopar, e foi selecionada justamente pela atual técnica da seleção brasileira. "Competir em uma Olimpíada é o sonho de qualquer atleta e disputar os Jogos em casa, com o apoio e o calor da torcida, será um privilégio", revelou a ginasta, cuja família reside em Londrina.
Outra atleta que surgiu do trabalho da universidade londrinense é Beatriz Pomini, que também integra a seleção brasileira, mas ficou como reserva nos Jogos Olímpicos. A coreógrafa e auxiliar de Camila Ferezin, Bruna Rosa, também é de Londrina.
O conjunto do Brasil é formado ainda por Morgana Gmach, de Toledo, pelas capixabas Emanuelle Lima e Francielly Machado e pela catarinense, Jéssica Maier. (L.F.C.)