Tracy garante que não vai ajudar Franchitti
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de outubro de 1999
Por Castilho de Andrade 
São Paulo, 15 (AE) - Dario Franchitti terá que convencer Paul Tracy, seu companheiro na Green, a fazer um jogo de equipe, na madrugada de domingo, nas ruas de Surfers Paradise, para aumentar suas chances de conquistar o título da Fórmula Indy. Hoje, no primeiro treino oficial, o canadense Tracy foi o mais rápido e disse que pretende lutar pela vitória. A largada do GP da Austrália está prevista para as 2 horas da manhã (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SBT, SporTV e Sky. A Honda Indy 300 terá 65 voltas pelo circuito de rua de 4,49 quilômetros.
Franchitti é o único piloto que ameaça o colombiano Juan-Pablo Montoya, líder do campeonato da Indy com 200 pontos. Franchitti tem 187 e 44 pontos estarão em disputa nas últimas corridas do ano. Para vencer o campeonato já em Surfers Paradise, Montoya precisa aumentar a vantagem para 22 pontos.
No primeiro treino, Tracy, com Reynard-Honda (Green) estabeleceu o tempo de 1min32s700. A marca é mais lenta do que o recorde de pole estabelecido em 98 por Franchitti: 1min32s200. Juan-Pablo Montoya, também com Reynard-Honda (Chip Ganassi), foi o 3º e Dario Franchitti, o 5º. Gil de Ferran, Reynard-Honda (Walker), foi o melhor brasileiro, com o 6º tempo.
No final do treino, Tracy esclareceu sua posição na corrida: "Não estou pensando em fazer jogo de equipe. Quero garantir o 3º lugar do campeonato e estou preocupado com Michael Andretti. Não quero deixar que ele me alcance", explicou.
Tracy tem 155 pontos e Michael Andretti, 141. No treino de sexta, Andretti fez o 2º tempo, ficando a 435 milésimos de Paul Tracy.
Em Houston, na corrida anterior, a Green fez dobradinha com Tracy em 1º e Franchitti em 2º. Barry Green, dono da equipe, nem cogitou de inverter a posição dos dois pilotos nas últimas voltas.
A disputa entre Tracy e Andretti é uma das grandes atrações da prova da madrugada de domingo (horário de Brasília). Tracy foi além do limite do carro para quebrar a barreira de 1min33. Ele foi o único que baixou esse tempo, entrando atravessado em algumas curvas e passando muito perto dos muros de proteção. "Luto pelo ponto extra da pole", disse depois.
O treino definitivo será disputado na madrugada de sexta para sábado.
Montoya ficou satisfeito com o resultado do treino e julga que o carro pode melhorar muito para a largada da prova. "Não pudemos utilizar todo seu potencial por falta de um acerto mais preciso", disse.
Além da luta pelo título da temporada de 99, limitada ao colombiano Montoya e ao britânico Franchitti, as duas últimas provas também servirão para estabelecer os 12 primeiros colocados que estarão automaticamente classificados para a disputa do GP do Havaí, corrida extra campeonato, dia 14 de novembro, em Honolulu, com US$ 5 milhões para o vencedor, o maior prêmio da história do automobilismo. Na briga pelas duas últimas vagas - 11º e 12º lugares - estão os pilotos Bryan Herta (72 pontos), Tony Kanaan (72), Patrick Charpentier (61) e Hélio Castro Neves (58). Os demais tem chances mais reduzidas.
Nas demais disputas paralelas da Indy, a Copa das Nações é que apresenta situação mais equilibrada. O Brasil lidera com 249 pontos, o Canadá está em 2º com 242 e os EUA em 3º com 241. A copa leva em consideração o melhor resultado de um piloto de cada País em cada uma das provas e não a soma de todos pontos obtidos pelos pilotos de cada nação.
Nos motores, a Honda lidera com folga - 349 pontos contra 264 da Ford Cosworth e 182 da Mercedes-Benz. E nos construtores, a Reynard já levou o título com 380 contra 217 da Swift.


