A CART (Championship Auto Racing Teams), organizadora da Fórmula Indy, poderá punir o líder do campeonato Paul Tracy e o terceiro colocado, Alessandro Zanardi, por uma briga no GP de Milwaukee. Tracy e Zanardi trocaram fechadas na pista no treino livre de sábado e quase saíram no tapa nos boxes. Na corrida, Tracy voltou a acusar Zanardi de ter dificultado uma ultrapassagem quando era retardatário.
Wally Dallenbach, chefe dos comissários da CART, advertiu os dois pilotos e poderá anunciar uma multa esta semana. Dallenbach prometeu analisar os vídeos dos dois incidentes e recolher o depoimento de testemunhas que assistiram à áspera discussão dos pilotos nos boxes. ‘‘Se concluirmos que alguém agiu de maneira antiesportiva, tomaremos as medidas necessárias.’’
Tracy está sob observação dos dirigentes desde que foi multado em US$ 25 mil em Long Beach, por condução brusca, atitude antiesportiva e por assumir riscos desnecessários. Se a CART considerasse que a fechada na pista a Zanardi foi uma manobra crítica, poderia até suspendê-lo, hipótese já afastada por Dallenbach. ‘‘Não creio que seja este o caso.’’
Tracy corre para o time mais poderoso da Indy, a Penske. Dificilmente a CART tomará uma medida para prejudicar a equipe. Tracy lidera o campeonato e é um dos favoritos ao título. O mais provável é uma multa, ou nem isso: apenas a advertência.
Greg MooreA previsão é de Michael Andretti, considerado o mais completo piloto da Indy: ‘‘Esta vitória de Greg Moore deverá ser a primeira de várias.’’ Derrotado pelo jovem canadense domingo, em Milwaukee, na mais empolgante chegada das sete corridas realizadas este ano, Andretti reconheceu que Moore deverá ser um dos grandes adversários na briga pelo título.
Moore somou 65 pontos, assumiu o quarto lugar no campeonato (ao lado de Scott Pruett) e entrou na disputa pela liderança. Michael Andretti está em segundo com 70 pontos, seguido por Alessandro Zanardi, com 67. Por enquanto, a vantagem de Tracy, com 94 pontos, é confortável, mas faltam dez corridas. Dos brasileiros, os melhores colocados são Maurício Gugelmin, sexto, 47; Gil de ferran, sétimo, 45; e Raul Boesel, oitavo, 41.
Moore tem mostrado este ano que amadureceu. Não parece o estreante afoito de 96, que jogou Émerson Fittipaldi no muro de Michigan, provocando o acidente que afastou o campeão das pistas. Moore mudou seu estilo. Em vez de tentar andar na frente a qualquer preço, passou a coletar pontos. Este ano, já soma dois segundos lugares e um quarto. ‘‘Em todas as provas que terminei, cheguei entre os quatro primeiros’’, lembrou o canadense.

mockup