Totti espera manter liderança na F-Truck
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Lucio Flávio Cruz<br>Reportagem Local 
O líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, o ibiporãense Leandro Totti, começa hoje a testar o seu caminhão para a 3ª etapa da temporada, domingo, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Vencedor da última corrida, o piloto da MAN Latin América sabe que não terá vida fácil e tem como meta se manter na ponta da competição após a prova de Londrina.
O principal problema a ser superado pelo atual campeão da categoria será o lastro. O restritor de sucesso, como o lastro é chamado na Truck, foi implantado este ano e tem como meta manter o equilíbrio e a competitividade entre os pilotos. Um redutor, que é instalado na entrada da turbina, diminui a potência dos motores dos caminhões dos três primeiros colocados da etapa anterior.
O vencedor tem a entrada do turbo reduzida para 74 milímetros, o segundo para 76 e o terceiro para 78. O tamanho normal é de 80 milímetros. No caso do vencedor, o caminhão perde entre 70 e 80 cavalos de potência. Um caminhão de F-Truck chega a ter 1,1 mil cavalos de potência. "O prejuízo é muito grande e o caminhão perde rendimento principalmente nas retas, já que a entrada de ar é menor na turbina", relatou Totti.
Felipe Giaffone, companheiro de equipe de Totti, sentiu na pele o efeito do lastro. Após vencer a primeira etapa em Caruaru-PE, Giaffone teve a potência do caminhão diminuída em Campo Grande-MS e ficou apenas em 19º na primeira bateria, além de não ter terminado a segunda. "O lastro é uma iniciativa interessante, que aumenta a disputa e o equilíbrio entre os caminhões. Mas, sei que vencer em Londrina será difícil. Por isso, vou lutar para ficar em segundo ou terceiro e pensar na regularidade para seguir na liderança do campeonato", ressaltou.
ANSIEDADE
Apesar de todo o sucesso nas últimas temporadas da Fórmula Truck, Leandro Totti ainda não venceu correndo em Londrina. No ano passado, ele subiu ao pódio e terminou em terceiro. O piloto garante que administra bem esta situação e já não sofre de ansiedade para vencer em casa. "Em 2014, a ansiedade era maior porque poderia ser campeão aqui. Hoje, com o redutor, sei que não tenho caminhão para vencer e por isso a ansiedade diminui um pouco", garantiu.
Após duas etapas, Leandro Totti lidera com 80 pontos, seguido por Djalma Fogaça (78), Beto Monteiro (63), Jaídson Zini (56) e Felipe Giaffone (54). Os pilotos entram na pista para dois treinos hoje, às 11h e 14h30, e mais dois amanhã. A definição do grid de largada está programada para o treinamento de sábado que começa às 13h30. A corrida, no domingo, terá largada às 13 horas.


