Curitiba receberá mais de 300 atletas de nove estados que irão participar do 10º Campeonato Brasileiro de Peteca. A competição vai começar amanhã e irá até segunda-feira. As provas serão disputadas no ginásio de esportes do Clube Curitibano. Estarão participando desse campeonato representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná.
O campeonato é organizado pela Federação Paranaense de Peteca, entidade fundada em 1989 e que tem a finalidade de congregar os clubes do Paraná praticantes do esporte, bem como disciplinar, orientar e difundir a prática da peteca no Paraná. Desde 1990 está inscrita na Confederação de Desportos Terrestres.
Primeiro esporte genuinamente brasileiro, a peteca foi inventada pelos índios, bem antes da chegada dos descobridores portugueses. Naquela época, a peteca tinha sua base feita com uma pedra, envolta por palha de milho e enfeitada com penas de aves. Os indígenas faziam uma roda e assim se divertiam.
Copiada dos índios, a peteca foi industrializada, tendo sua base substituída por um pequeno saco recheado com serragem. As penas coloridas foram mantidas e, assim, até hoje esse tipo de peteca serve de brinquedo para as crianças.
No Paraná, sete clubes estão filiados à Federação, que é presidida por Antonio Carlos Ruela. Desses clubes, cinco são de Curitiba, um de Foz do Iguaçu e outro de Cascavel. Mas, segundo o presidente da entidade, existem vários outros clubes espalhados pelo Estado que praticam o esporte.DivulgaçãoCoisa de índioJogadores de peteca no Clube Curitibano: invenção adaptadaDe Curitiba

mockup