Torneio em Matinhos vai reunir 13 países
Marcos Freitas
De Curitiba
Chegam hoje em Matinhos, no litoral do Paraná, os enxadristas da Colômbia, a primeira das 13 delegações que irão participar do 10º Festival Pan-Americano da Juventude de Xadrez. O campeonato tem abertura oficial no dia 30 e, a partir de 1º de outubro, aproximadamente 300 enxadristas no masculino e feminino disputarão o título do torneio em cinco categorias: mirim, pré-infantil, infantil, cadete e infanto juvenil.
Para o coordenador do torneio, o mestre em xadrez, Jaime Sunye, a expectativa é que o Pan-Americano reúna alguns dos melhores enxadristas do mundo. Países como Estados Unidos e Argentina vão trazer o que têm de melhor para a disputa do Pan e certamente o nível técnico será muito alto, disse.
Inicialmente o Pan-Americano estava marcado para acontecer no México, mas o país desistiu alegando falta de estabilidade política. Para Sunye, o problema foi a falta de dinheiro.
No Brasil, o campeonato é patrocinado pelo Ministério do Exército, secretaria estadual de Esportes e Turismo e pela Prefeitura de Matinhos. O Paraná já abrigou duas vezes um mundial de Xadrez na cidade de Guarapuava. em 1991 e 1995, além de um Pan-Americano, em 92.
Dos principais países do Continente apenas o Canadá não aceitou o convite para participar da competição. Segundo Jaime Sunye, o Brasil terá boas chances de medalha com o curitibano Alexander Fier, de 11 anos, a paulista Barbara Farah, de 20 anos e o rondonense Ricardo Benares de 20 anos. Sunye avalia este Pan-Americano como o terceiro mais importante do mundo, só perdendo para o campeonato europeu e o mundial. Os vencedores do Pan têm vaga garantida no Campeonato Mundial que acontece em Oropesa Del Mar, na Catalúnia, Espanha a partir de 23 de outubro.
Centro Jayme Sunye é um dos principais nomes do xadrez no país. Conseguiu sete títulos brasileiros e foi medalha de ouro nas Olímpiadas de Xadrez em, Manilla, no ano de 1992. Títulos até hoje jamais alcançados por nenhum enxadrista brasileiro. Mas nem todo este prestígio fez com que um projeto para ensinar o esporte a crianças do estado fosse concretizado.
O projeto para a instalação de um Centro de Excelência de Xadrez já tem mais de três anos e ainda não saiu do papel. Com uma proposta inovadora e até inédita no mundo, o Centro de Excelência funcionaria pela Internet e faria o treinamento virtual com as escolas estaduais, municipais e particulares do estado.
Segundo o coordenador do projeto, Jaime Sunye, para a instalação do Centro, o patrocinador pagaria R$ 80 mil e outros R$ 100 mil por ano a título de manutenção. Segundo ele, mais de 30 mil crianças seriam atendidas no estado com esse projeto.





