Torneio demonstra popularização do badminton
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de setembro de 2008
Julio Cesar Lima<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Um clássico campineiro decidiu ontem, em Curitiba, o Campeonato Nacional de Equipes de Badminton categoria Adulto. O clube Fonte São Paulo, de Campinas (SP), garantiu o título com a vitória de Thomás Moretti e Yasmin Cury sobre Alex Tjang e Roberta Angi, da rival Hípica, com parciais de 21-16 e 21-17. O campeonato foi disputado no Clube Curitibano e reuniu 180 atletas de clubes do Sul e do Sudeste.
O campeonato teve uma avaliação positiva do diretor de Operações da Federação Paranaense e coordenador da competição, Rodrigo Wang. Em sua opinião, serviu para uma medição de forças dos clubes e também para avaliar o crescimento do nível técnico. "O campeonato atendeu as expectativas e conseguimos envolver muitos atletas de diferentes idades", disse.
Com um crescimento rápido no número de adeptos do esporte, o presidente da Badminton Paraná, Elizeu Machado, disse que o badminton está em um processo de popularização, com maior exposição na mídia e também interesse das pessoas em conhecê-lo.
Originário da Ásia, o badminton já encontra diversos núcleos no Paraná. "Atualmente contamos com pelo menos dois mil praticantes no Estado, sendo que 300 são federados", avaliou.
No âmbito nacional o quadro também é animador. O presidente da Confederação Brasileira de Badminton, Celso Wolf Júnior, está otimista com o número de praticantes do esporte. "Em 2005 tínhamos apenas sete federações filiadas e no momento são 13, com mais dois Estados em fase de registro".
Com uma verba de R$ 470 mil originária do repasse feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Wolf disse que é preciso mais que isso para implantar um projeto amplo no país. "As federações buscam seus próprios recursos e há uma luta diária para conquistarmos patrocínio", disse.
Jogadora de badminton há seis anos, Cláudia Low, 22, integra a equipe paranaense. Segundo ela, o esporte chegou até ela por conta dos pais, que moravam em Moçambique e jogavam badminton. "Depois encontramos um local bom para praticar e com o passar do tempo fui treinando mais e me aprimorando para as competições", disse.
Primeiro colocado no ranking da Região Sul, Pedro Rogério Yin Chen, 24, jogava futsal até que viu uma quadra de badminton ao lado e começou a praticar. "A partir dali me apaixonei pelo badminton, pois é um esporte que, além de tudo, dá uma grande ajuda na parte física".
Com o final do torneio, os clubes iniciam a preparação para o Brasil Open, que acontece em Campinas no próximo mês. No torneio que se encerrou ontem foram disputadas partidas nas modalidades Sênior, Adulto e Juvenil com duplas mistas, além de disputas individuais.


