Belo Horizonte – A delegação do Cruzeiro foi recebida por uma multidão, ontem pela manhã, em Belo Horizonte. Eufóricos com a conquista do título nacional depois de dez anos, os cruzeirenses encheram o saguão do Aeroporto de Confins para receber os jogadores que confirmaram o tri brasileiro, na noite anterior, em Salvador.
Do aeroporto, jogadores, comissão técnica e membros da diretoria seguiram em um ônibus até o quartel do Corpo de Bombeiros na Avenida Antônio Carlos. Ainda em Confins, antes de o veículo iniciar o trajeto, os jogadores deixaram clara a empolgação do elenco ao subir no teto do ônibus, para delírio dos torcedores. Com a cidade pintada de azul, os atletas começaram a festa com uma réplica da taça.
Ao chegar ao quartel do Corpo de Bombeiros, os jogadores subiram em carro aberto, com latas de cerveja e garrafas de champanhe em mãos, e iniciaram o desfile até a sede do clube, no Barro Preto. Na região central de Belo Horizonte, milhares de torcedores aguardavam os campeões em locais simbólicos da cidade, como a Praça Sete e a Praça da Liberdades. As avenidas Afonso Pena, Getúlio Vargas, Bias Fortes se transformaram num mar azul.

Sensação
Depois de duas temporadas fora da briga pelo título ou até mesmo de uma vaga na Taça Libertadores, o Cruzeiro assumiu a liderança do Brasileiro-2013 na 16ª rodada, virou a sensação da competição e faturou o título a quatro jogos antes do término da competição.
O Cruzeiro sagrou-se tricampeão brasileiro ainda no intervalo do jogo contra o Vitória, na quarta-feira. Com o triunfo do Criciúma sobre o Atlético-PR por 2 a 1, a equipe mineira conquistou o título por antecipação.
Mesmo assim, o time de Marcelo Oliveira venceu o rival baiano por 3 a 1. Com a conquista, o clube faturou o seu terceiro título do Brasileiro: foi campeão em 2003 e em 1966, quando a competição era denominada Taça Brasil. O título foi reconhecido pela CBF.
A campanha cruzeirense surpreendeu muita gente. O clube iniciou a temporada sob desconfiança e protestos dos torcedores, que criticaram a contratação do treinador Marcelo Oliveira, ex-jogador e técnico do rival Atlético-MG. Ele vinha ainda de dois vices da Copa do Brasil com o Coritiba.
A insatisfação aumentou com a venda de Montillo para o Santos logo no início do ano.
A reformulação no elenco exigiu investimento. O clube mineiro buscou o zagueiro Dedé para reforçar um dos setores mais criticados em 2012. Em julho, o clube anunciou a chegada do meia Júlio Baptista, ex-Málaga.
No entanto, o maior destaque da campanha do clube foi o meia Everton Ribeiro, principal responsável pela criação de jogadas. Depois de duas temporadas no Coritiba, o meia foi o contratado a pedido de Marcelo Oliveira e conduziu o meio de campo da equipe mineira.

mockup