TJD pune Foz do Iguaçu e LEC agora pega Nacional
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de agosto de 2011
Thiago Mossini <br> Reportagem Local 
De nada adiantou o épico empate do Foz do Iguaçu com o Londrina, no domingo. Um erro de um funcionário do clube tirou o time da fronteira da semifinal da Divisão de Acesso. Por ter escalado um jogador que deveria cumprir suspensão, o Foz foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) e vê o Nacional ocupar sua vaga na fase que decide as duas equipes que sobem para a primeira divisão.
O julgamento do Foz ocorreu somente na noite de segunda-feira. O time iguaçuense foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida - por ter escalado o lateral Alisson na partida contra o Sport, no dia 14 de julho, sendo que o jogador havia recebido o terceiro cartão amarelo no jogo anterior.
O clube perdeu seis pontos pela irregularidade e foi ultrapassado pelo Nacional na classificação geral. Assim, mudam também os cruzamentos na semifinal. O Londrina, que enfrentaria o Grêmio Metropolitano, agora pega o NAC, enquanto o time de Maringá vai encarar o Toledo. Os dois jogos serão no domingo.
De acordo com o diretor técnico da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Amilton Stival, a mudança deve ser homologada hoje, após a entidade ser notificada oficialmente.
Ao Foz, ainda cabe um recurso, porém, a diretoria da equipe admite que houve um erro de um funcionário do próprio clube. ''Para a gente foi uma bomba. É triste, trágico, depois de um empate do jeito que foi. É f... ficar fora por um erro de papel'', disse o diretor do Foz, Arif Osman, em tom resignado.
Herdeiro da vaga, o Nacional estuda onde mandar o jogo. Como o Estádio Érich Georg, em Rolândia, tem capacidade para apenas 2,5 mil pessoas, a diretoria pode levar a partida para Arapongas, de olho na renda. Ontem estava marcada a reapresentação da equipe para o acerto dos salários e as rescisões contratuais. Mas a programação foi alterada com a notícia de que o time continuaria no torneio. ''Não gosto desse tipo de coisa (buscar vaga no tapetão). Mas já que houve essa decisão, vamos entrar em campo e buscar a vaga na primeira divisão'', disse o presidente do Nacional, José Danilson de Oliveira.
Time
A mudança de adversário, segundo os jogadores do Londrina, não deve interferir em nada a preparação para a decisão. Os jogadores alvicelestes se reapresentaram ontem e tentaram mostrar ânimo após o frustrante empate de domingo. ''Não interfere em nada. A grande mudança é a diferença nos campos. Em Rolândia, as dimensões são menores e é mais duro'', disse o meia Silvinho, que confessou haver um efeito de decepção natural no elenco após ver o título e a vaga antecipada na elite escapar aos 48 minutos do segundo tempo. ''Claro que a gente fica chateado, mas não tem jeito. A chance passou. Agora, temos que pensar no Nacional e não podemos deixar escapar essa nova chance'', disse.
O técnico Cláudio Tencatti deve mexer no esquema da equipe para a partida decisiva. Sem poder contar com o volante Bruno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele deve mandar a campo um time com três zagueiros, promovendo a entrada de Fernando para formar o trio defensivo com Elson e Rogério. Outra alteração é a volta de Wendel à ala-esquerda na vaga de Edson Carlópolis.


