São Paulo, 17 (AE) - Na semana passada, o atacante Sandro Hiroshi teve a punição de 180 dias, por falsificação de documentos, confirmada pelo Tribunal de Justiça Deportiva (TJD), no Rio. A estratégia de defesa são-paulina, que não deu certo, baseou-se no decreto que regulamentou a Lei Pelé, que prevê pena máxima de 29 dias e o restante da punição convertida em multa. O diretor-jurídico do clube, José Carlos de Mello Dias, ficou indignado com o resultado, mas, de certa forma, conformou-se com a atitude do TJD.
"O TJD ignora a Lei Pelé e, por isso, o Hiroshi não pôde ser beneficiado", explicou o advogado. Engano. Revelado o doping em maio do ano passado, em partida diante do Flamengo, pela Copa do Brasil, o zagueiro Scheidt, então no Grêmio, recebeu uma punição de quatro meses da Comissão Disciplinar. O TJD, porém, de acordo com o decreto, diminuiu a pena para 29 dias, além de multa.
"Não existe esta história de que o TJD não aceita a Lei Pelé", garantiu o advogado Marcílio Krieger, especialista em legislação esportiva. "Se é lei, ela deve ser cumprida." Dias, que havia apontado a Justiça do Trabalho como única saída para Hiroshi, disse, ontem, que iria conversar com o advogado do Grêmio para pedir mais esclarecimentos sobre o caso de Scheidt.
Krieger afirma, ainda, que Hiroshi deveria fazer um depósito da tal multa em juízo e conseguir prontamente o direito de voltar aos gramados. "O São Paulo não pode deixar de enfrentar o tribunal", emenda Krieger. "O clube tem de esgotar todas as possibilidades de fazer valer a lei." O caso de Scheidt não é único. Também no ano passado, o atacante Darzoni, do Santo ¶ngelo, deixou Régis, do Caxias, em coma após uma covarde agressão no campo de jogo. O TJD, este da Federação Gaúcha de Futebol, aplicou uma pena de 90 dias, que também virou 29 dias, mais R$ 120,00.
No caso de Edmílson, suspenso, quarta-feira, pela Comissão Disciplinar por 90 dias por agressão ao árbitro Oscar Roberto Godói, Dias considerou uma sentença positiva. "Ele poderia ter pego uma pena bem maior." A Lei Pelé, neste caso, não foi sequer citada. De qualquer forma, o São Paulo entra, amanhã, com um pedido de efeito suspensivo para o atleta no TJD.

mockup