São Paulo - Tite já está preocupado com o futuro do time campeão da Libertadores e, em nome da manutenção da fase vencedora do Corinthians, fez um alerta sobre o desmanche do elenco, dizendo que o segredo do sucesso é justamente a força do grupo.
''É importante a manutenção do grupo. Foi com a força do grupo que chegamos onde chegamos. A manutenção da equipe e o acréscimo de qualidade tem que ser sempre um objetivo'', afirmou Tite, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, quando fez uma análise mais calma da histórica conquista da noite anterior no Pacaembu.
Apesar do pedido do treinador, o Corinthians que vai disputar o título do Mundial Interclubes em dezembro, no Japão, terá algumas baixas.
O zagueiro Leandro Castán, por exemplo, fez na quarta-feira a sua última partida com a camisa corintiana. Vendido à Roma por cerca de R$ 13 milhões, se apresenta em breve ao clube italiano. Ele estava no Corinthians desde 2009 e participou de 110 partidas.
O atacante reserva Willian também pode tomar o rumo do futebol europeu. Ele pertence a um grupo de empresários e ao banco BMG, que tentam encaixá-lo no Metalist, da Ucrânia.
Outro que, dificilmente, permanecerá no campeão da Libertadores é o meia Alex, que teria recebido uma proposta de R$ 16 milhões do futebol do Catar.
O volante Paulinho, o jogador corintiano mais assediado, garante que não pretende deixar o clube agora.
Descanso
Mas, ao mesmo tempo, que já pensava no futuro, Tite também se permitiu relaxar. Assim como fez com seus jogadores, o treinador tirou o dia de folga -a não ser pelas cerca de duas horas que foi ao CT do Parque Ecológico para atender à imprensa. ''Desliguei o meu telefone às 7h30, senão não dava'', contou.
Mesmo tendo como característica marcante o foco no trabalho do dia a dia, o treinador evitou pensar na volta do time ao campo, que já acontecerá neste domingo, contra o Sport, pelo Brasileirão. ''Estou me dando um tempo, de dar uma respirada, curtir, ficar feliz, de não ficar preparado e de não ficar voltado no jogo, dar uma relaxada'', explicou.
Para os jogadores, o treinador também deu folga. E estenderá o descanso para os titulares campeões da Libertadores ao longo do fim de semana. ''Os que jogaram (a final da última quarta-feira, contra o Boca Juniors) não têm condição nenhuma de jogar domingo. Eles têm que curtir também o trabalho todo que foi realizado. Todo o clube se mobilizou'', afirmou.
Festa
Tite prometeu e cumpriu. A comemoração pessoal do técnico pela conquista da Libertadores foi regada a caipirinha. Em vez de seguir com a delegação corintiana para o Anhembi, onde um grande número de torcedores estava reunido durante a madrugada, ele preferiu ir direto para casa. E, depois de demorar quase uma hora no trajeto entre o Pacaembu e sua residência, finalmente pôde celebrar com a família.
''A gente tomou, não sei se era champanhe, um negócio doce que estourava. Mas eu queria tomar uma caipirinha. Fiquei até 6 horas da manhã vendo TV e tomei uma maracujá e uma de limão. Fiquei tomando, dormi e acordei 7h30'', contou Tite.

mockup