Imagem ilustrativa da imagem Tite inicia laboratório para a Rússia
| Foto: Franck Fife/AFP



Lille, França - Depois de certificar sua eficiência nas Eliminatórias Sul-americanas, o Brasil dá início nesta sexta-feira (10) à reta final de preparação para a Copa do Mundo-2018 em Lille, onde enfrentará o Japão em amistoso que servirá ao técnico Tite para realizar diversos testes na equipe.

Apesar de escalar um time recheado de reservas, ele quer que os jogadores encarem a partida contra os japoneses como um "jogo de Copa do Mundo". Apenas os titulares Alisson, Marcelo, Casemiro, Gabriel Jesus e Neymar vão entrar em campo na manhã desta sexta. "Terminei (o treino) com um exercício de imaginação (aos atletas). Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial", afirmou o treinador, que vai aproveitar o amistoso para tirar dúvidas antes de fechar os convocados para a disputa do Mundial.

Na defesa, Tite vai escalar os reservas Thiago Silva, Jemerson e Danilo. No meio, ele vai dar chance para Fernandinho, Giuliano e Willian. Na terça (14), a seleção vai contar com todos os titulares na partida contra a Inglaterra, em Wembley. O meia Philippe Coutinho, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda, vai treinar no domingo (12) com os titulares.

Depois dos jogos deste mês, Tite terá apenas mais duas chances de ver os jogadores em ação. Em março, o time enfrenta a Rússia e a Alemanha. Já em maio, ele anuncia os convocados para o Mundial da Rússia. "O pouco tempo é desafiador. O tempo que eu tenho na seleção brasileira é menos do que três meses de clube. Procuro fazer essa avaliação justa com acompanhamento dos trabalhos nos clubes, jogos e treinos", disse o treinador.

A partida desta sexta em Lille terá a ajuda do árbitro de vídeo. Tite aprovou o teste. "Sou um grande incentivador do árbitro de vídeo, na busca pela justiça, do correto. Toda vez que o futebol premia o merecido, eu fomento", disse o técnico da seleção.

A equipe japonesa não terá à disposição três de seus jogadores mais conhecidos: Shinji Kagawa (Borussia Dortmund), Shinji Okazaki (Leicester) e Keisuke Honda (Pachuca), não convocados por não estarem na melhor forma.

Além de Hiroki Sakai, lateral-direito do Olympique de Marselha, o Japão conta com outros jogadores com experiência no futebol europeu, como o lateral Yuto Nagatomo (Inter de Milão), o meia Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt) e os atacantes Takuma Asano (Stuttgart) e Takashi Inui (Eibar).

EM LILLE

Brasil
Alisson; Danilo, Jemerson, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Fernandinho, Giuliano e Willian; Neymar e Gabriel Jesus
Técnico: Tite

Japão
Kawashima; Sakai, Shoji, Yoshida e Nagatomo; Ideguchi, Hasebe, Endo e Yamaguchi; Asano e Haraguchi
Técnico: Vahid Halilhodzic

Árbitro: Benoit Bastien (FRA)
Estádio: Pierre-Mauroy
Horário: 10 horas (de Brasília)