No rodízio promovido por Tite, Marquinhos veste a braçadeira de capitão
No rodízio promovido por Tite, Marquinhos veste a braçadeira de capitão | Foto: Lucas Figueiredo/CBF



São Paulo – Se a história se repetir como ocorre desde 2002, quando as eliminatórias passaram a ser disputadas no atual formato, ao menos 70% dos jogadores que estarão nesta terça (10), no Allianz Parque, na última partida das eliminatórias contra o Chile, às 20h30, vão embarcar para a Rússia em junho de 2018.
Essa é a média de jogadores que se mantiveram na equipe desde a partida que garantiu a classificação até a lista final para o Mundial, divulgada em maio. Com campanha recordista das eliminatórias, a melhor do país, Tite elogia seu time, mas descarta decretar que seu grupo de convocados está definido.
"Não posso fechar a porta, principalmente para a garotada que está jogando em alto nível. Todos estão sendo avaliados, acompanhados e podem ter uma oportunidade", afirmou o técnico, que diz não testar mais jogadores. "Não se testa jogador de alto nível. A questão é dar oportunidade", completou.
A convocação do volante Arthur, 21, do Grêmio, para os jogos de agora contra Bolívia e Chile, está na cota de jovens que estão se destacando. Reserva no jogo desta terça, pode entrar durante a partida. Com uma campanha de 87% de aproveitamento nas eliminatórias, Tite encontrou um time ideal. Difícil imaginar, então, grandes alterações na equipe titular para a Copa.
No século, a manutenção da maioria dos 11 jogadores escalados quando o equipe garantiu a classificação é uma regra do Brasil no Mundial.

MEXIDAS
Quem mais mexeu no seu time titular foi Luiz Felipe Scolari. Da classificação sofrida nas eliminatórias, o técnico mudou três jogadores para a Copa. Um deles, foi Ronaldo, lesionado no período classificatório. Além dele, Gilberto Silva e Ronaldinho Gaúcho, com pouco mais de 20 anos, só viraram titulares na reta final da preparação, nos últimos amistosos do time.
O mesmo Scolari, depois de vencer a Copa das Confederações em casa, em 2013, fechou o grupo e não mudou ninguém do time titular entre a final contra a Espanha, vitória por 3 a 0, e a estreia no Mundial de 2014, no 3 a 1 em Itaquera contra a Croácia.
O resultado da campanha com a estratégia foi a pior derrota de um time brasileiro em mundiais: 7 a 1 para a Alemanha. Quanto aos convocados, a mudança de 30% não destoou dos demais times do Brasil em Mundiais.

Em São Paulo

BRASIL
Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite

CHILE
Claudio Bravo; Isla, Medel, Jara e Beausejour; Silva, Hernandez, Felipe Gutierrez e Valdivia; Alexis Sanchez e Eduardo Vargas. Técnico: Juan Pizzi

local - estádio Allianz Parque, em São Paulo
Horário - 20h30
Juiz: Roddy Zambrano Olmedo (EQU)