SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (24) a seleção brasileira para rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo no Qatar, em 2022. A lista de 25 jogadores conta com atletas que atuam no futebol inglês e que não foram liberados por seus clubes na última chamada do treinador brasileiro.

De acordo com o coordenador de seleções, Juninho Paulista, há um acordo em andamento para a liberação dos convocados.

O Brasil terá três compromissos em outubro pelo torneio classificatório ao próximo Mundial. Primeiro, enfrentará a Venezuela, em Caracas, no dia 7. Depois, duelará com a Colômbia, no dia 10, em Barranquilla. No dia 14, o adversário será o Uruguai, em Manaus.

Com oito vitórias em oito rodadas, a equipe canarinho lidera a disputa com 24 pontos, seguida pela seleção argentina, com 18. Uruguai, com 15, e Equador, com 13, completam os quatro primeiros colocados.

Ainda segundo Juninho, os clubes brasileiros que tiveram atletas convocados terão partidas adiadas no Campeonato Brasileiro por causa dos desfalques. "Conversamos com o Manoel [Flores], que é o diretor de competições. E, por se tratar novamente de três jogos, vai ser adotado o mesmo critério data de setembro", afirmou.

São cinco atletas que atuam no país: Weverton (Palmeiras), Guilherme Arana (Atlético-MG), Everton Ribeiro e Gabriel (Flamengo) e Edenilson (Internacional).

Para contar com atletas que atuam na Inglaterra, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) entrou com pedido de excepcionalidade da quarentena a esse grupo junto ao governo federal. Na solicitação, há um compromisso de criar um regime de bolha especial para esses convocados, limitando a circulação deles no país. A Casa Civil ainda está analisando a requisição.

No último dia 5, a ausência de um pedido semelhante esteve na lista dos problemas que levaram o duelo entre Brasil e Argentina, também pelas Eliminatórias, ser suspenso minutos após a bola rolar, no estádio do Corinthians, em Itaquera.

O problema ocorreu após agentes da Anvisa (Agência de Viligância Sanitária) entrarem em campo para retirar quatro jogadores argentinos que descumpriram a quarentena vigente no país e ainda prestaram informações falsas no formulário para entrar no Brasil. Três deles estavam em campo quando a partida começou. Todos deveriam cumprir 14 dias de isolamento por terem passado pela Inglaterra.

A decisão sobre o que vai acontecer após a suspensão será tomada pela Comissão de Disciplina da Fifa, que vai avaliar se houve W.O. após a saída dos argentinos do gramado da Neo Química Arena ou se houve força maior que obrigou a partida a ser suspensa. A entidade máxima do futebol ainda não tem data para se pronunciar sobre o caso.

Além dos problemas dentro de campo, Tite também não pôde contar com jogadores que atuam no futebol inglês. Desta vez, porém, a Premier League flexibilizou as regras que impediram os atletas de atender aos chamados de suas seleções.

Antes, os clubes ingleses não liberaram seus atletas porque eles teriam de cumprir 14 dias de quarentena ao retornar à Inglaterra, o que aumentaria o período em que os times não poderiam contar com eles.

Agora, o governo britânico e a Fifa têm um acordo para a criação de uma chamada "bolha do futebol", que desobrigaria os jogadores de cumprir o período de isolamento ao retornar depois de passagens por países que estão nas chamadas "zonas vermelhas" da Covid-19.

"Houve várias reuniões com a Fifa, a Premier League e o governo britânico. A gente confia que na próxima semana vai ter uma resolução sobre esses casos", afirmou o coordenador de seleções, Juninho Paulista.

Nove jogadores (Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Roberto Firmino, Raphinha, Gabriel Jesus e Richarlison) não puderam atuar pelo Brasil na última rodada tripla por conta disso.

Desses, Firmino e Richarlison foram os únicos que não foram chamados agora por Tite.

Outra ausência de destaque na lista divulgada nesta sexta (24) foi Daniel Alves. O jogador ainda busca um clube após ter deixado recentemente o São Paulo. Tite revelou que teve uma conversa com ele e que espera contar com o atleta em breve. "Tive um contato com o Dani por mensagem, não vou dizer o que é, mas é uma torcida para que ele encontre o seu melhor caminho", afirmou o treinador.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS

Goleiros

Alisson (Liverpool)

Ederson (Manchester City)

Weverton (Palmeiras)

Laterais

Danilo (Juventus)

Emerson (Tottenham)

Alex Sandro (Juventus)

Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros

Militão (Real Madrid)

Lucas Veríssimo (Benfica)

Marquinhos (PSG)

Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas

Casemiro (Real Madrid)

Edenilson (Internacional)

Everton Ribeiro (Flamengo)

Fabinho (Liverpool)

Fred (Manchester United)

Gerson (Olympique)

Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes

Antony (Ajax)

Gabriel (Flamengo)

Gabriel Jesus City)

Matheus Cunha (Atlético de Madrid)

Neymar (PSG)

Raphinha (Leeds)

Vinicius Jr (Real Madrid)