SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os clubes do Campeonato Espanhol poderão fazer treinos coletivos a partir da próxima segunda-feira (1º). Neste sábado (30), o governo publicou uma medida que relaxa algumas restrições nacionais estabelecidas por causa da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com nota divulgada, o início das sessões coletivas é mais um passo no protocolo elaborado e que teve quatro fases. A primeira delas começou no início de maio, quando foram realizados exames médicos em todos os clubes e o treinamento individual foi iniciado.

Semanas depois, em 18 de maio, o treinamento começou em pequenos grupos de até dez jogadores, que pouco depois foram ampliados para 14.

A quarta fase, que começa neste início de junho, é a última etapa deste protocolo que levará os clubes a iniciar a competição no próximo dia 11. Nesta data, haverá apenas um jogo, que faz parte da 28ª rodada: o clássico Sevilla x Betis, marcado para as 17h (horário de Brasília) com portões fechados.

O Barcelona, líder da competição, vai a Mallorca enfrentar o time local, que está na zona de rebaixamento. O duelo acontecerá no dia 13.

Já o Real Madrid, que está a apenas dois pontos do seu maior rival, fará seu primeiro jogo pós-pausa contra o Eibar, no dia 14. Restam 11 rodadas para o fim do torneio.