São Paulo - A arrancada pretendida pelo Corinthians para chegar ao G4 do Campeonato Brasileiro pode sofrer um duro golpe. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou nesta terça-feira que vai oferecer denúncia contra o clube por escalação irregular do meia Petros no jogo contra o Coritiba, em Curitiba, no dia 3 de agosto. A punição prevista é da perda de quatro pontos na competição.
Segundo o STJD, a irregularidade ocorreu porque o jogador rescindiu o contrato de empréstimo com o Corinthians no dia 1º de agosto e já no dia seguinte assinou um outro vínculo com o mesmo clube. Porém, como sábado não é dia útil, não se pode registrar novos contratos. O jogador só foi escalado porque na própria sexta-feira o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF publicou o seu nome, mesmo antes da assinatura formal do novo vínculo.
O caso foi enquadrado no artigo 2014 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem incluir na partida atletas em situação irregular. Como Petros teria a situação regularizada na segunda-feira após a partida, o STJD não pretende ampliar a punição para outras rodadas em que o meia esteve em campo.
Neste tipo de caso, o CBJD prevê que o clube seja punido com três pontos pela escalação irregular e mais o ponto conquistado na partida, que no caso foi apenas um - o jogo terminou empatado por 0 a 0.

IRONIA
O técnico Mano Menezes reagiu com ironia nesta terça ao ser perguntado sobre a possível punição do STJD à equipe. O treinador descartou que o elenco seja afetado por ter recebido a notícia na véspera de decidir a vaga na semifinal da Copa do Brasil e sugeriu que o clube tem sido vítima de perseguição.
"A gente está ficando acostumado a coincidentemente antes de jogos decisivos aparecer uma denúncia ou coisa do tipo. Mas estamos tranquilos porque o clube sabe como deve fazer nessas situações", disse o treinador. (A.E.)

mockup