São Paulo, 04 (AE) - O time de Helen e Janeth, jogadoras que devem assumir o comando da seleção brasileira na Olimpíada de Sydney, no ano 2000, ganhou o primeiro turno do Campeonato Nacional Feminino de Basquete. A combinação de uma defesa eficiente, de uma disciplina tática e da boa administração das contusões, especialmente a de Janeth, foi decisiva para a Arcor/Santo André terminar a fase invicta, na opinião da técnica Laís Elena Aranha. No confronto entre as três candidatas ao título da temporada, a equipe levou vantagem. O returno começará no dia 11.
Primeiro, Santo André venceu o Paraná Basquete, de Silvinha e Marta, e na quarta-feira o BCN/Osasco, de Claudinha e Paula, por 92 a 82, fechando o turno com sete vitórias. Apesar disso, a técnica Laís Elena afirma que seu time não tem nenhum favoritismo. "O BCN continua sendo o favorito", opina Laís, lembrando que além das jogadoras A no ranking do basquete, o time tem a força de duas estrangeiras. "O Paraná é forte e o Botafogo, que contratou a Irma, uma excelente estrangeira, vai brigar com o Sport/Recife pela quarta vaga nos playoffs."
O time de Laís tem o melhor ataque do torneio, com 669 (média de 95,57) e duas das principais jogadoras da competição, justamente Janeth e Helen, que marcaram 34 e 31 pontos contra o BCN, respectivamente. Na estatística do turno, Helen é a segunda cestinha, com a média de 25,9 pontos (181 no total), a primeira em assistências (6,6 e 46) e a segunda em bolas recuperadas (3,7 e 26). Janeth é a terceira cestinha (25 e 176) e a primeira nas recuperações de bolas (3,9 e 27). Karina, do Sport/Emulsão Scott
de Recife, é a cestinha, com 207 pontos (29,6 em média).
"Administrar a contusão de Janeth nos treinos foi fundamental para que ela pudesse entrar e render nos jogos", disse Laís. Janeth recupera-se de uma contusão no joelho esquerdo. "A Helen tem jogado muito bem, tanto armando quanto na lateral", afirmou. "Além disso temos a Marina que sabe tudo de basquete e está muito bem depois de ter se adaptado ao nosso estilo de jogar", avaliou a treinadora sobre a pivô espanhola. "E ainda as jogadoras que não pontuam como a Gigi, a Simone Pontello e a Simone Lima defendendo muito bem."

mockup