Pequim - Thiago Pereira estréia na Olimpíada na prova de medley em que tem menos chances de ganhar medalha, mas que lhe traz boas recordações. O brasileiro cai pela primeira vez na piscina do Cubo D'Água na manhã de hoje para a disputa dos 400m medley - por volta das 7h30 (horário de Brasília), com o americano Michael Phelps como adversário, na prova que salvou seu programa olímpico nos Jogos de Atenas. Um bom teste para os nervos do brasileiro, que o derrubaram em 2004.
O nadador tem o quinto melhor tempo dos 400 m medley nesta temporada. Sua marca, no entanto, é 5s mais lenta do que a do húngaro Laszlo Cseh, terceiro colocado na lista. Nos 200 m medley, pouco mais de 1s o separa do mesmo rival. ''O retrospecto diz que ele não teria chance de medalha (nos 400 m medley), mas ele vai nadar com tudo'', afirmou seu treinador, Fernando Vanzella.
Ainda hoje, Joanna Maranhão disputa as preliminares dos 400m medley. Aos 22 anos, ela busca repetir o feito obtido em Atenas-2004, quando se tornou a primeira nadadora brasileira em uma final olímpica desde os Jogos de Londres-1948. Na disputa pelo ouro, Maranhão chegou na quinta colocação.
Gabriella Silva e Daynara de Paula nos 100m borboleta, Felipe França e Henrique Barbosa nos 100m peito e o revezamento 4x100m livre feminino (com a equipe formada por Tatiana Lemos, Flavia Delaroli, Monique Ferreira, Michelle Lenhardt e a reserva Julyana Kury) também estréiam no primeiro dia de disputas, mas não devem chegar à final.

mockup