Montreal - No circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, falou-se muito mais do julgamento que a Mercedes vai enfrentar em julho, por ter realizado testes de pneus, proibidos pelo regulamento, do que do GP do Canadá de Fórmula 1 em si.
Fatos novos vieram à tona relativos ao teste da Mercedes na quinta-feira. Nico Rosberg, piloto da escuderia, evitou a todo custo falar do tema, mas confirmou conhecer o tipo de pneu que utilizava no teste. "Como a Pirelli saberia se os novos pneus que testávamos correspondiam ao que esperavam?", disse.
O piloto alemão, vencedor do último GP, em Mônaco, mudou a expressão ao ser questionado por que usou no teste um capacete todo branco e seu companheiro, Lewis Hamilton, todo preto. A pretensão é que ninguém ficasse sabendo do teste.
Para o tricampeão do mundo, Sebastian Vettel, da Red Bull, falar que a Mercedes não tirou proveito do teste, como argumentou Ross Brawn, diretor técnico do time alemão, não é verdade. "Todos nós sabemos o quanto três dias de testes com temperaturas normais, não como no inverno, acrescentam conhecimento." Vettel lidera o Mundial, com 107 pontos, seguido por Kimi Raikkonen, Lotus, 86, e Fernando Alonso, Ferrari, 78.
Brawn aproveitou todo o clima de desconfiança com relação a Mercedes para afirmar: "Ir ao Tribunal nos permitirá esclarecer tudo e provar que não desrespeitamos o regulamento".
Um dos pilotos mais criticados pelo desempenho surpreendentemente fraco no GP de Mônaco, Fernando Alonso, foi da mesma forma questionado na quinta-feira em Montreal. Ele perdeu posições para Sergio Perez e Jenson Button, da McLaren, e Adrian Sutil, da Force India. "O dia em que Luca di Montezemolo (presidente da Ferrari), Stefano Domenicali (diretor da escuderia), gente que sabe como as coisas funcionam nas corridas, vierem me cobrar mais performance vou me preocupar", respondeu.
Do GP de Bahrein de 2012, disputado dia 22 de abril, até a etapa de Mônaco, este ano, há duas semanas, Raikkonen sempre marcou pontos. Já são 23 corridas. Se hoje, no GP do Canadá, também chegar entre os oito primeiros vai igualar o recorde de Michael Schumacher, que nas temporadas de 2001, 2002 e 2003, pela Ferrari, chegou 24 vezes na zona dos pontos.
Raikkonen aproveitou a oportunidade para criticar a McLaren, equipe antes da Ferrari, de 2002 a 2006: "No passado eu me retirava muito das corridas. Será muito bom se com meu time atual conseguir a marca de Michael".
O finlandês terá a seu favor no GP do Canadá o menor desgaste dos pneus em relação a seus adversários, o que já o levou a vencer este ano, na Austrália. "Não sabemos qual será o clima. Se não chover o desgaste dos pneus, em especial do supermacio, será grande", previu. A Pirelli distribuiu em Montreal os pneus supermacios e os médios.

mockup