Tensão toma conta do São Paulo às vésperas da decisão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de dezembro de 1999
Por Anderson Couto e Emerson Couto 
São Paulo, 03 (AE) - Dois dias antes do decisivo jogo contra o Corinthians, na luta por uma vaga na final do Campeonato Brasileiro, o clima no São Paulo ficou bastante tenso. Informações "contraditórias" levaram o técnico Paulo César Carpegiani a ficar bastante irritado com o coordenador de Futebol, Rubens Minelli, hoje à tarde, depois do treino, no CT. O assunto que gerou a polêmica foi a possível transferência do treinador para o Flamengo no próximo ano.
Enquanto os atletas treinavam, Minelli conversou com os jornalistas. Ele contou que ouvira de uma fonte confiável que Carpegiani recebeu uma proposta para trabalhar no Flamengo, em um jantar com o presidente do clube carioca, Edmundo Silva, no dia 1º de setembro, após um jogo contra o Guarani, em Campinas. Segundo Minelli, Carpegiani confirmou-lhe a história e disse que preferiria esperar pelo fim do contrato com o São Paulo em dezembro para tomar qualquer decisão. O dirigente criticou a atitude de Edmundo.
Ao saber da história, quem ficou revoltado foi Carpegiani. Com o amigo Minelli, indicado por ele para trabalhar no São Paulo. "O que ele falou é mentira, um absurdo", afirmou o treinador. Com a participação do diretor de Futebol José Dias, Carpegiani conversou, asperamente, com Minelli. Falou e gesticulou bastante.
Minelli, então, tentou retratar-se com a imprensa. Disse que a fonte, na verdade, não era muito confiável. Sobre o fato de Carpegiani ter confirmado a história, como havia contado, Minelli ficou meio sem palavras. "Estou constrangido e não quero falar mais sobre isso", emendou.
O técnico Levir Culpi, em entrevista à Rádio Jovem Pan, desmentiu, hoje, qualquer contato recente feito por dirigentes do São Paulo para que ele fosse substituir Carpegiani a partir do próximo ano. Nesta semana, especulou-se até que Culpi teria já assinado um contrato com o clube paulista. A possibilidade de uma futura negociação, porém, não foi descartada pelo treinador.
CARLOS MIGUEL OU JAQUES ? - França não se recuperou de uma entorse no tornozelo direito e não vai enfentar o Corinthians. Carpegiani havia testado o atacante Jaques como substituto e, hoje, promoveu a entrada de Carlos Miguel no time, com Raí jogando mais ofensivamente. Jaques entrou no fim do treino. O treinador, que prometera uma equipe sem surpresas, volta a criar um mistério.
Com Carlos Miguel, o São Paulo ganha mais força e pegada no meio-de-campo. O quadrado ainda teria Edmílson (uma espécie de terceiro zagueiro), Jorginho e Vágner. Os meias Raí e Marcelinho viram atacantes. A revelação de quem vai jogar, porém
vai ficar para momentos antes do jogo, como de costume. A exemplo de França, Márcio Santos está fora do jogo, segundo o médico Luiz Augusto Gaspar. O zagueiro teve uma contratura muscular na coxa direita.
HIROSHI - O diretor de Futebol, José Carlos Ferreira Alves, também advogado do clube, disse, hoje, que vai, na segunda-feira, entrar com um pedido de efeito suspensivo para Sandro Hiroshi no Tribunal de Justiça Desportiva. O atleta foi suspenso por 180 dias por falsificação de documentos.
O São Paulo vai ainda tentar enquadrar a punição de acordo com a Lei Pelé, que prevê suspensão máxima de 29 dias e conversão do restante dos dias em multa. Hiroshi foi suspenso preventivamente pela Confederação Brasileiro de Futebol desde 29 de outubro. Hoje também, o pai do atleta, Takeshi Oi, em entrevista à TV Bandeirantes, admitiu que houve adulteração na idade do filho. Hiroshi, segundo o pai, nasceu em 1979 e não em 1980.


