Tensão envolve Flamengo e Palmeiras
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de novembro de 2008
Agência Estado 
São Paulo - A tensão da partida decisiva contra o Flamengo, hoje, às 17 horas, no Maracanã, começou há uma semana para o Palmeiras. O momento delicado culminou com a agressão sofrida pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, no embarque para o Rio, na sexta-feira, por integrantes de uma torcida organizada. Se não somar ponto no duelo direto por uma vaga na Libertadores, o time sairá do G-4 e entrará de vez na crise iniciada com a derrota para o Grêmio.
O Palmeiras não teve descanso durante a semana. O clima tenso começou logo após o jogo no Palestra Itália, com uma confusão envolvendo membros do conselho e o técnico palmeirense. Os dias seguintes foram gastos na tentativa de reabilitar o ambiente dentro do vestiário.
O goleiro Marcos pediu desculpas públicas aos companheiros e ao técnico por seu destempero após o gol gremista. Em seguida, foi a vez de a diretoria assegurar a permanência do técnico. O próprio Luxemburgo atestou a tranqüilidade dentro do elenco. Por fim, uma reunião interna entre jogadores, comissão técnica e diretoria aparou as arestas e deu a impressão de que a paz havia sido selada.
Na sexta, porém, o time foi assediado no aeroporto, em São Paulo, por um grupo de 20 integrantes da Mancha Alviverde, que chegaram a agredir Luxemburgo. Toda esta turbulência foi resultado da decepção por uma derrota que praticamente tirou a equipe da briga pelo título do Brasileiro.
Um ponto hoje pode acalmar os ânimos na busca por uma vaga na Libertadores, encarada como obrigação até pelo jogadores. Uma nova derrota, porém, coloca em risco os altos investimentos do clube, que visam a disputa da principal competição sul-americana em 2009. É pouco provável que Luxemburgo permaneça no cargo caso o time, que começou como um dos principais favoritos, termine apenas com uma vaga na Copa sul-americana.
O Palmeiras aposta na volta de algumas peças fundamentais para reverter a situação. Com força máxima à disposição, o treinador palmeirense conta com o retorno do zagueiro Roque Júnior, do meia Diego Souza e do atacante Kléber.
No Flamengo, o técnico Caio Júnior também sofre pressão. A equipe rubro-negra precisa vencer para manter viva as chances do sexto título nacional. Em caso de mais um revés em casa, o Flamengo ficaria quatro pontos distante do Palmeiras e em situação difícil para terminar o torneio entre os quatro primeiros, único cenário que deverá manter Caio no comando do time rubro-negro para o ano que vem.
Para dar motivação extra aos atletas nesta reta final, a diretoria aumentou a premiação do elenco. Cada triunfo nos quatro últimos jogos renderá a cada jogador R$ 10 mil. Mas o prêmio só será pago caso a equipe termine o torneio entre os quatro primeiros.


