Tênis (Gisele Miró)
E agora?
Roland Garros, o último grande torneio do ano em quadras de saibro, cest fini. Andre Agassi e Steffi Graf, campeões com todos os méritos, voltaram a reinar nas quadras. Quem é rei, jamais perde a majestade! As vitórias demonstram que Graf e Agassi estão novamente em ótima forma, o que coloca ambos no páreo para o título de Wimbledon no final do mês.
Steffi e Andre já foram campeões em Wimbledon e jogam muito bem nas quadras de grama, o que não é comum entre a maioria dos tenistas. As quadras de grama em condições normais de temperatura em Londres, isto é, clima úmido, são extremamente rápidas. Em cem anos de torneio, pouquíssimas vezes a grama esteve seca e lenta, o que ajudaria bastante os tenistas brasileiros. Guga optou em voltar e treinar em quadra de grama artificial em Florianópolis, sua terra natal.
Morar longe é uma das maiores dificuldades dos tenistas sul-americanos. Não dá para voltar para casa e descansar entre um evento e outro, como fazem os tenistas europeus. O ideal seria já estar treinando na Inglaterra nas quadras de grama, pois é necessário um longo período de adaptação ao piso escorregadio e, que com o passar dos jogos, fica irregular. Não é fácil jogar na grama. É preciso tênis com solado especial, com pequenas travas e lateral emborrachada para poder parar em pé. A movimentação também é diferente, já que na grama não dá para deslizar como nas quadras de saibro.
A partir da segunda rodada, a grama que parecia um tapete vira uma quadra de terra e a bolinha pula para qualquer lado, sem direção. Definitivamente o tenista que saca bem e sobe constantemente à rede leva uma vantagem muito grande. Pete Sampras, Patrick Rafter e Jana Novotna - que perderam cedo em Roland Garros e portanto tiveram tempo suficiente para treinar nas quadras de grama - são favoritos em Wimbledon. Infelizmente Guga não tem muita chance em pisos rápidos. E, para piorar, de agora em diante serão poucos os torneios em quadras de saibro.
Gisele Miró é tenista profissional e escreve sempre às terças-feiras na Folha





