[email protected]

O que é Grand Slam?
A expressão ‘Grand Slam’ veio de uma associação com outro esporte, o beisebol. Quando uma equipe consegue completar, de uma só vez, as quatro bases, ela provoca um ‘grande barulho’ no estádio - ninguém se cansa de aplaudir a grande jogada. No tênis, quem vence os quatro maiores torneios em sequência consegue um fato tão raro quanto completar as quatro bases sucessivas no beisebol.
Daí, a comparação. Apenas dois homens e três mulheres conseguiram ganhar os quatro torneios do Grand Slam em um mesmo ano. São eles: John Donald Budge (EUA) em 1938, Rod Laver (Austrália) em 1962 e 1969, Maureen Connoly (EUA) em 1953, Margareth Smith Court (Austrália) em 1970 e Steffi Graf (Alemanha) em 1988.
O Grand Slam inclui os quatro principais torneios de tênis no mundo. São o Australian Open, criado em 1905; o Roland Garros, criado em 1891; o US Open, criado em 1881; e Wimbledon, criado em 1877 (o mais antigo torneio de tênis).

O maior de todos
O norte-americano Pete Sampras conquistou o Torneio de Los Angeles, nos EUA, ao derrotar na final o seu compatriota André Agassi por 7-6 (7-3) e 7-6 (7-1). Foi a 15ª vitória de Sampras sobre Agassi, que, por sua vez, venceu dez vezes o novo número um do mundo. Foi também a 17ª vitória seguida de Sampras, que ganhou na sequência o Queens, Wimbledon e, agora, em Los Angeles.
Pete Sampras é mesmo o maior tenista de todos os tempos. Pelo menos é o que os números comprovam. Campeão do torneio de Los Angeles no domingo, o norte-americano voltou ao topo do ranking e ocupará esta posição pelo menos mais uma semana, totalizando assim 271 na sua carreira. O recorde anterior pertencia ao lendário tcheco Ivan Lendl, que era frio como Sampras, e ficou 270 semanas como número um da ATP.
O brasileiro Gustavo Kuerten se mantém em sexto lugar no ranking da ATP, com 2.436 pontos - Sampras tem 3.775 pontos. Em segundo lugar está o australiano Patrick Rafter, com 3.664 pontos, seguido de Agassi, com 3.422, do russo Yevgeny Kafelnikov com 3.273 e do inglês Tim Henman, com 2.634. A classificação atualizada foi divulgada ontem em Monte Carlo.

Squash
Foi realizado no último final de semana em Guarapuava, na Academia Silver Ball, a 3ª etapa do circuito paranaense de Squash, que contou com o patrocíno de Santo Ângelo Concessionária Honda, Rimatur Turismo e Raquetes Wilson. Os resultados foram os seguintes: 1ª Classe Masculino - campeão, Cacibo Buffara; vice, Arnaldo Laporte Junior. 2ª Classe Masculino - campeão, Emerson Imbronizio; vice, Vereano Pereira. 3ª Classe Masculino - campeão, Victor Almeida; vice, Fernando Prevedelo. 4ª Classe Masculino - campeão, José Eduardo Gonçalves; vice, Mauro Castelano. 5ª Classe Masculino - campeão, Mauro Maes; vice, Paulo Ferreira. Estreante - campeão, V. Valcanaia; vice, Aroldo Martins.

mockup