Teliana Pereira busca lugar entre as 100 melhores
Curitiba - Melhor tenista brasileira da atualidade, Teliana Pereira embarca hoje para a Europa, acompanhada por seu técnico Didier Rayon, para a disputa de três torneios no encerramento da temporada. Ocupando a 214 posição no ranking mundial, com 135,5 pontos, a paranaense por adoção busca encerrar o ano entre as 200 primeiras colocadas, cumprindo sua principal meta em 2007.
Nascida em Alagoas, criada em Pernambuco, mas residindo em Curitiba há 12 anos, Teliana mantém há duas semanas a liderança entre as tenistas do país, à frente da paulista Jenifer Widjaja - 223 no ranking, com 128 pontos. Pouco antes, atingiu a melhor posição na carreira, figurando por uma semana no 196º lugar. Ascenção da jovem de apenas 19 anos obtida com vitórias em cinco torneios na temporada: os Chalenges de Campos do Jordão e Bogotá, na Colômbia, e os Futures de Foggia, na Itália, Amiens, na França, e Atenas, na Grécia. Destacada também foi a participação nos Jogos Pan-Americanos.
Em seu segundo ano no circuito profissional, a tenista superou a campanha de 2006, quando venceu três torneios. Agora, além de somar pontos para manter a 1 posição entre as brasileiras até dezembro, ela prepara passos maiores. ''Este ano eu tinha como objetivo o 1º lugar no ranking brasileiro. Então eu treinei bastante e estou muito feliz. Mas sei que posso fazer muito mais'', planeja, destacando como meta um posto entre as 100 melhores tenistas do mundo em 2008. Objetivo que começa a ser traçado na fase preliminar do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.
''No ano que vem eu pretendo disputar os quatro torneios do Grand Slam. Já joguei em Roland Garros, em Wimbledon e no US Open, mas na categoria juvenil'', complementa. Torneios tradicionais disputados nas diferentes superfícies utilizadas no tênis. ''Eu sempre treinei no saibro mas prefiro a quadra rápida'', ressalta Teliana, que recorda de seu início no esporte, há cerca de 11 anos. ''Eu conheci o Didier e comecei a jogar de brincadeira. Tudo que está vindo agora é consequência do trabalho duro que nós fizemos desde então''.
O contato inicial com a raquete veio graças ao trabalho do pai na academia em que treina até hoje e começou com o irmão mais velho, hoje com 23 anos. ''O Renato começou antes e depois ainda vieram o Júnior (José Pereira), que está com 16 anos, a Valdelice, que tem 13, e a Juliana, de 11'', enumera Teliana, que se orgulha muito da sua história. ''Eu sonho ficar entre as dez melhores do mundo. Mas tudo o que já fiz, saindo de onde saí junto com toda a minha família, tem muito mais valor do que ser a número um'', conclui.





