SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Foram quase dez anos e 154 lutas de invencibilidade. Com esse plantel impressionante, o francês Teddy Riner, 32 anos, já deixou seu nome marcado na história do judô.

Bicampeão olímpico em Londres-12 e na Rio-16 —também foi bronze em Pequim-08— e nada menos que nove vezes campeão mundial, o gigante quer mostrar em Tóquio que ainda é o grande nome dos pesos-pesados na modalidade.

Depois de dominar todas as competições que disputou entre 2010 e 2019, Teddy Riner foi, enfim, derrotado pelo japonês Kokoro Kageura no Grand Slam de Paris, em fevereiro de 2020. Oito meses depois, um novo revés para o conterrâneo Ornais Terhec, pelo Campeonato Francês, deixou a lenda dos tatames em alerta.

Disposto a manter a hegemonia nos Jogos Olímpicos, Riner aprimorou seus treinamentos e a preparação física, passou a trabalhar o aspecto mental e teve um acompanhamento nutricional que o fizeram perder cerca de 20 kg.

“Para ser campeão novamente em Tóquio, é preciso ser bom em todos os setores. Se eu quiser essa medalha, tenho que ser melhor que nos anos anteriores”, disse em entrevista à AFP.

Em janeiro deste ano, o judoca deu uma mostra da nova fase ao vencer, dominante, o Masters de Doha. Ausente no Mundial de 2021, em Budapeste (HUN), justamente para se concentrar na Olimpíada, Riner sabe que enfrentará adversários mais jovens e rápidos.

Em seu caminho provavelmente estará o algoz Kageura, de apenas 25 anos e atual campeão mundial dos pesados, com chance de destronar, em casa, um dos maiores de todos os tempos.